19/12/2019 Celebração de Natal encerra o ano de atividades na sede da CNBB, em Brasília

Uma manhã de Adoração ao Santíssimo seguida da missa, apresentação de coral, entrega de kits e almoço de confraternização. Assim foi o ponto alto da Celebração de Natal 2019 na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que reuniu os colaboradores, o secretário-geral, dom Joel Amado, assessores, padres e religiosas, nesta quinta-feira, 19 de dezembro.

O início desta preparação se deu com a vivência dos roteiros da Novena de natal: “reunidos em família preparando a vinda do Senhor” e se encerrou com a entrega das doações arrecadadas pelos colaboradores da CNBB à Aldeia SOS Brasília que atende os imigrantes venezuelanos.

A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Amado. Em sua homilia, o secretário-geral ressaltou que a mensagem de Natal é muito rica para uma época em que o tempo é sempre muito escasso. O bispo auxiliar do Rio começou perguntando: de onde vem esse menino Jesus após uma gravidez conturbada?

“Se a gente olha na Bíblia, vê exemplos de um Deus que foi preparando este milagre ao longo da história da salvação”, disse. Ao fazer a referência às leituras e ao Evangelho do dia, dom Joel disse que para Deus não há limites, o que está expresso na resposta do Anjo à Maria: “Para Deus nada é impossível” (Lc. 1, 37).

A história da Salvação, segundo dom Joel, está cheia de milagres de um Deus que transborda de amor pela humanidade, como é o caso da história de Zacarias que, mesmo depois de estar velho e estéril, tornou-se pai de João Batista. Se não fosse o amor de Deus, perguntou dom Joel, o que seria de tantos homens que passaram pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil? “Muitos sofreram, tiveram entes queridos perseguidos, mas não se calaram por amor a Deus”, disse.

Após a Celebração de Natal, o grupo se dirigiu ao auditório da CNBB onde foi apresentado um vídeo “Espalhe Amor” com a mensagem de Natal da presidência da CNBB aos colaboradores da entidade.

O Coral da CNBB, após um breve tempo de ensaio, apresentou a música “Natal Todo Dia”, uma canção do Roupa Nova. A comemoração do Natal seguiu com almoço coletivo, no qual cada departamento da CNBB ofereceu um prato típico natalino.

 

No dia 20 de dezembro, como parte das celebrações de fim de ano, os colaboradores da CNBB viajarão à Pirenopolis, cidade histórica de Goiás, que fica a 156 kilômetros da capital do país. O recesso na CNBB se estende até o dia 2 de janeiro.