20/03/2024 CELAM PROMOVE ENCONTRO DOS SECRETÁRIOS-GERAIS DAS CONFERÊNCIAS LATINO-AMERICANAS E CARIBENHAS

A sede do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), recebe de 20 a 22 de março, o encontro dos secretários-gerais das conferências episcopais do continente. O evento, promovido pelo Celam, é oportunidade de partilhas sobre as realidades de cada país e para reflexões sobre ações eclesiais conjuntas.

Do Brasil, participam o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, que é o presidente do Celam; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

“É um momento de compartilhar os nossos trabalhos, a riqueza da evangelização em cada um dos países, em cada uma das conferências, as diversidades e, acima de tudo, o talento próprios de cada tradição que têm que ser conhecidos, compartilhados. E é um momento de alegria, de podermos mostrar como cada conferência, como cada diocese da América Latina e do Caribe estão se empenhando para que o Reino de Deus aconteça em nossas terras, em nossas Igrejas particulares”, contou dom Ricardo.

Ele destaca o intercâmbio das realidades apresentadas durante o dia de hoje, bem como os desafios que cada país tem pela frente.

“Vai ser um momento muito importante. É a primeira vez que eu estou participando, para mim é uma oportunidade enriquecedora e, ao mesmo tempo, poder trazer as alegrias e as belezas do Brasil, os trabalhos sendo realizados, os projetos já em andamento e apresentar isso para todo o episcopado da América Latina e Caribe”, comentou.

Programação

Nesta quarta-feira, o período da manhã foi aberto com a celebração da Eucaristia, presidida por dom Jaime. A primeira sessão de trabalho foi dedicada à apresentação dos participantes e para partilhas sobre a realidade eclesial e sociopolítica dos países da América Latina e do Caribe.

À tarde, será apresentada a estrutura do Celam e o Plano Global do Conselho Episcopal para o quadriênio 2023 a 2027, documento que estabelece as linhas de ação, objetivos e programas dos departamentos e Centro Bíblico Teológico Pastoral para a América Latina (CEBITEPAL). Os participantes também vão refletir sobre a realidade eclesial e sociopolítica das regiões do continente.

Na quinta-feira, destaque para grandes eventos eclesiais que ocorrem nos próximos anos, como o Jubileu da Esperança, em 2025; o Jubileu da Redenção, em 2033; o Congresso Eucarístico Internacional e o Congresso Americano Missionário, que será realizado neste ano, em Porto Rico.

Nesse ponto dos grandes eventos eclesiais, dom Ricardo destacou a oportunidade de serem feitos trabalhos em conjunto “para fortalecer ainda mais o espírito sinodal – por comunhão, participação e missão – e também renovar a esperança no jubileu que está por chegar”.

“Vamos então nos organizar para juntos trabalharmos por uma América Latina e um povo caribenho cheios de esperança e alegria no Evangelho”, resumiu.

Outro tema que terá lugar na programação de quinta-feira é a cultura de cuidado e prevenção de abusos. Os participantes vão refletir como está sendo realizado o trabalho sobre o tema em cada país e os progressos já alcançados.

Na sexta-feira, o encontro focará no trabalho dos Centros de Pastoral do Celam. Vão ser abordados o Plano Estratégico e os editais relacionados a congressos, encontros e cursos promovidos.

.

.

.

FOTOS: PAOLA CALDERÓN/ COMUNICAÇÃO CELAM

FONTE: CNBB NACIONAL