14/02/2023 Católica e Governo do Estado celebram o Pacto Educativo que destina Bolsas de estudos para jovens

A Católica de Mato Grosso e o Governo do Estado lançam, no dia 15 de fevereiro, o Pacto Educativo Mato Grosso, convênio que oferece bolsas de estudos totalmente gratuitas. São 400 bolsas de estudos para os cursos de graduação e 840 bolsas para cursos técnicos.

As bolsas integrais, para os cursos de nível superior executados pelas Faculdades que compõem a UNIFACC, e para os cursos de ensino técnico, desenvolvidos pelo Instituto Católico de Ensino Técnico Profissionalizante (ICET), são destinadas a jovens que estudaram e concluíram o ensino médio em escolas estaduais. E para concorrer a esse benefício basta acessar o portal oficial da instituição de ensino superior (unifacc.com.br) e fazer a inscrição.

Além dos cursos de graduação e técnico-profissionalizante, o Pacto Educativo beneficia profissionais da Educação lotados em unidades de ensino do Estado com 400 bolsas de pós-graduação em Gestão Pedagógica. O curso de especialização vai ser realizado em cidades polos, e a seleção dos profissionais que vão receber as bolsas está sendo feita pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O convênio firmado entre a Católica de Mato Grosso e o governo estadual, através da Seduc, para o preenchimento de 1.640 bolsas, prevê investimento de R$ 30 milhões, dos quais R$ 6 milhões entram como contrapartida da UNIFACC-MT, via mantenedora ADAC (Associação Dom Aquino Corrêa), instituição sem fins lucrativos com utilidade pública municipal e estadual.

Para o diretor-geral da Unifacc-MT, professor-mestre padre Edson Sestari, o Pacto Educativo tem a missão de fazer a diferença na vida dos jovens e adultos para que possam no futuro conquistar espaços de trabalho como profissionais graduados e como técnicos em diversas áreas do conhecimento.

O dirigente da IES assinalou que o Pacto Educativo MT teve como inspiração a proposta do papa Francisco, com o Pacto Educativo Global, que propõe um mundo no qual a Educação é o meio pelo qual pode ser criada a verdadeira fraternidade, dentro de uma perspectiva do encontro, do diálogo entre culturas, religiões e gerações. “Nossa ideia é criar perspectivas, cultura e sentimento, onde temos ponto de partida e de chegada. E o nosso horizonte, nessa chegada, no nosso  lugar, é com a criação, em 2035, da Pontifícia Universidade Católica de Mato Grosso, a PUC-MT”, espera o dirigente.

A celebração do Pacto Educativo Mato Grosso, além dos dirigentes da instituição de ensino superior, vai contar com a participação dos bispos que compõem o Regional Oeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Mato Grosso e ADAC, mantenedora da Católica de Mato Grosso, o governador e vice-governador do Estado, Mauro Mendes e Otaviano Pivetta, respectivamente, deputados e demais lideranças políticas, religiosas, empresariais e sociais.

Serviço – A solenidade, no dia 15 de fevereiro (quarta-feira), terá a seguinte programação: Missa de Ação de Graças, às 7h30; Cerimônia de Celebração do Pacto Educativo Mato Grosso, às 9h, no Auditório da Faculdade Católica, no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Confira os critérios de seleção nos links, abaixo:

Cursos de Graduação

https://unifacc.com.br/wp-content/uploads/2023/01/EDITAL-No-01-Graduacao-Pacto-Educativo.pdf

Cursos Técnico Profissionalizante

https://unifacc.com.br/wp-content/uploads/2023/01/EDITAL-No-003-Cursos-tecnicos-Pacto-Educativo-1.pdf

Curso de Pós-Graduação

https://unifacc.com.br/wp-content/uploads/2023/01/EDITAL-No-02-Pos-Graduacao-Pacto-Educativo.pdf

.

.

.

Com informações: UNIFACC –  A Católica de Mato Grosso