27/02/2024 CARDEAL E REITOR DOS SALESIANOS VISITA MATO GROSSO PARA CELEBRAR 130 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO NO ESTADO

Para celebrar os 130 anos da Missão Salesiana em Mato Grosso uma força tarefa está sendo organizada para receber o Cardeal e Reitor Mor da Missão Salesiana, Dom Ángel Fernández Artime, dos dias 10 à 15 de março. O Cardeal Espanhol deve assumir sua nova missão, confiada pelo Papa Francisco, em junho deste ano.

Desde 1894, quando os primeiros salesianos chegaram à Cuiabá, a congregação religiosa tem dedicado-se à evangelização e educação de crianças, jovens e adultos, especialmente nas áreas mais pobres e distantes do estado. Também, chegaram com a evangelização aos povos indígenas, que nesta série de visitas, receberão o Cardeal em suas aldeias.

O objetivo das celebrações é agradecer a Deus pelos 130 anos de missão salesiana em Mato Grosso e renovar o compromisso com a evangelização e educação dos jovens. “É com alegria que celebraremos, juntos, os trabalhos da missão de Dom Bosco em Mato Grosso”, destacou o arcebispo metropolitano, dom Mário Antonio.

A programação inicia no domingo (10), com a chegada do Cardeal ao aeroporto de Meruri, próximo ao município de Barra do Garças. O domingo será de celebração de missa, homenagens e encontro com missionários, leigos e responsáveis pelo setor de missões indígenas. Neste mesmo dia está previsto um encontro com lideranças do povo Bororo de Meruri e demais aldeias da região.

Já na segunda-feira (11), a programação conta com celebração eucarística logo pela manhã, uma caminhada pelo Marco Histórico do Cruzeiro/tachos, acolhida na região de São Marcos e oração com membros da aldeia.

A terça-feira (12) e terceiro dia de programação com o Cardeal conta com celebração de missa com cantos e símbolos da cultura da Aldeia Xavante Nossa Senhora de Fátima. Neste dia está prevista a chegada ao Sangradouro e um encontro com os anciãos Xavante.

Na quarta-feira (13), o Reitor e Cardeal chega à capital mato-grossense e será acolhido no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, na região da prainha, e será recebido por estudantes do Ensino Fundamental I e II, e também pelos Grupos da Pastoral.

A programação de quinta-feira (14), conta com uma união dos colégios Salesianos. Alunos do Colégio São Gonçalo, Colégio Santo Antônio, Colégio Sagrado Coração de Jesus (FMA) e Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA), terão um encontro com o Cardeal e filho de Dom Bosco. No período da tarde, Dom Ángel Fernández visitará a Obra Social conduzida pela Missão Salesiana no bairro Pedra 90. A celebração da Santa Missa, neste dia, será às 19h, na Paróquia São Gonçalo do Porto.

O encerramento da visita do Cardeal será na sexta-feira (15), às 8h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a abertura de um Simpósio Missionário Salesiano. Entre os convidados estão: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, consagrados e leigos que trabalham nas missões indígenas. Às 18h30 o encerramento da programação será com a realização da Santa Missa, presidida pelo Cardeal, na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

 

Texto: Simone Guedes

Fonte: https://radiobomjesusfm.org/