13/03/2024 CARDEAL E REITOR DOS SALESIANOS CHEGA EM CUIABÁ PARA CELEBRAR 130 ANOS DE MISSÃO NO ESTADO

Já está em Mato Grosso o Cardeal e Reitor Mor da Missão Salesiana, Dom Ángel Fernández Artime. Ele chegou no último dia 10 e, nesta quarta-feira (13), chega na Capital Mato-grossense, às 16h, no aeroporto Marechal Candido Rondon. O Cardeal vai participar de diversas ações celebrativas pelos 130 anos da Missão Salesiana no Estado.

Dom Ángel Fernández Artime, feito cardeal pelo Papa Francisco, é o décimo sucessor de Dom Bosco. Ele é espanhol e assume suas novas atribuições, em Roma, a partir do meio do ano.

Desde 1894, quando os primeiros salesianos chegaram a Cuiabá, a congregação religiosa tem se dedicado à evangelização e educação de crianças, jovens e adultos, especialmente nas áreas mais pobres e distantes do estado. Também, chegaram com a evangelização aos povos indígenas, que nesta série de visitas, receberão o cardeal em suas aldeias.

O objetivo das celebrações é agradecer a Deus pelos 130 anos de missão salesiana em Mato Grosso e renovar o compromisso com a evangelização e educação dos jovens. “É com alegria que celebraremos, juntos, os trabalhos da missão de Dom Bosco em Mato Grosso”, destacou o arcebispo metropolitano, dom Mário Antonio.

A programação iniciou no domingo (10), com a chegada do Cardeal em Meruri, próximo ao município de Barra do Garças. Na segunda-feira passada, a programação foi com celebração eucarística, uma caminhada pelo Marco Histórico do Cruzeiro/Tachos, acolhida na região de São Marcos e oração com membros da aldeia.

Ontem, o Cardeal se reuniu com os povos da Aldeia Xavante Nossa Senhora de Fátima. Também esteve presente em Sangradouro para um encontro com os anciãos Xavantes. Nesta tarde, o Cardeal chega à capital mato-grossense e será acolhido no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, na região da Prainha, por estudantes do Ensino Fundamental I e II, e também pelos Grupos da Pastoral.

A programação de quinta-feira (14) conta com uma união dos colégios Salesianos. Alunos do Colégio São Gonçalo, Colégio Santo Antônio, Colégio Sagrado Coração de Jesus (FMA) e Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA) terão um encontro com o Cardeal e filho de Dom Bosco. No período da tarde, Dom Ángel Fernández visitará a Obra Social conduzida pela Missão Salesiana no bairro Pedra 90. A celebração da Santa Missa, neste dia, será às 19h, na Paróquia São Gonçalo do Porto.

O encerramento da visita do Cardeal será na sexta-feira (15), às 8h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a abertura de um Simpósio Missionário Salesiano. Entre os convidados estão: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, consagrados e leigos que trabalham nas missões indígenas. Às 18h30 o encerramento da programação será com a realização da Santa Missa, presidida pelo Cardeal, na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

 

 

.

.

.

Por: Simone Guedes