TEMPO COMUM ''Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.'' Jo 10,27

INFORMATIVO

Cadastre e receba nosso informativo

31/07/2019 Bispos das Pastorais Sociais aprofundam o Ensino Social da Igreja a partir dos Santos Padres

Um grupo de 15 bispos participou de 29 a 30 de julho, do 4º Encontro Formativo dos Bispos da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e referenciais e animadores das pastorais sociais nos regionais, organismos e do Setor de Mobilidade Humana da entidade. O encontro ocorreu no Centro Cultural Missionário em Brasília (DF).

O bispo de Marabá (PA), dom Vital Coberlini, aprofundou com os bispos o tema “Ensino Social da Igreja a partir dos Santos Padres”. Com mestrado e doutorado no tema, ele reforçou que a atual Doutrinal Social da Igreja Católica tem como ponto referencial o pensamento dos Santos Padres, desde Leão XIII até o papa Francisco.

Em sua análise, dom Corbelini destacou temas centrais do ensino social da Igreja a partir dos Santos padres. Segundo ele, a questão humana é o ponto de partida. “O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus”, disse. Depois, a questão da fome. “Como podemos partilhar e ajudar os pobres e necessitados?”, disse.

Dom Corbelini explicou que a partir da questão da ajuda aos pobres surgiu também a questão da partilha dos bens. Decorre daí a ideia da propriedade privada como um direito de todos, mas que tem uma função social. “O pensamento social da Igreja afirma que o verdadeiro proprietário é Deus, e o ser humano é administrador”, disse.

Se a gente tem essa consciência, disse o bispo, vai ajudar mais os pobres e necessitados. “A nossa missão é esta e é, inclusive, um dos pontos centrais das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023: a opção pelos pobres”, ressaltou.

Confira a notícia na íntegra