29/11/2017 Assembleia Regional de Catequese Aconteceu no CENE em Cuiabá, a última reunião anual da catequese com todas as dioceses

Entre os dias 24 a 26 de novembro de 2017, no CENE – Cuiabá realizou-se a Assembleia Regional de Catequese com representantes das nove dioceses, num total de 56 participantes.
Teve como tema o estudo do Documento da CNBB, nº 107 “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. “A vida cristã é um novo viver que requer um processo de passos de aproximação, mediante os quais a pessoa aprende e se deixa envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Santo Espírito. Ela desperta para novas relações e ações, transformando a vida no campo pessoal, comunitário e social. Essa verdadeira transformação se expressa através de símbolos, ritos, celebrações, tempos e etapas”.
Na noite do dia 24 realizou-se a acolhida, organização da assembleia e oração abertura a cargo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. A mesma foi em torno do texto de Jo 41-42, a Samaritana. A oração foi realizada com encenação, ritos, símbolos, palavra, música, silêncio.
No da 25, sábado após a Santa Missa, aconteceu a partilha das dioceses e prelazias a partir das questões: Como está o processo catecumenal na iniciação à vida cristã na sua diocese/prelazia? Que avanços conseguiram? Que desafios permanecem? Após esta apresentação, síntese das incidências e comentários, Dom Juventino iniciou o estudo do documento sobre a Iniciação à Vida Cristã em três momentos: Primeira em torno do texto da Samaritana, experiência de vida com dinâmica em grupo. Segundo, o núcleo do texto em forma de exposição e terceiro as propostas em forma de grupos. Essa dinâmica despertou interesse e participação. À noite após momento celebrativo os participantes de interagiram com uma confraternização catequética com criatividade e alegria.
No dia 26, domingo, dia do leigo e leiga, dom Juventino presidiu a missa concelebrada pelo Pe Odilo e Pe Jair. A manhã foi dedicada ao questionário da Dimensão Bíblico Catequética em preparação à 4ª Semana Brasileira de Catequese sobre a Iniciação à Vida Cristã, a acontecer em Indaiatuba-SP (Itaici) dos dias 14 a 18 de novembro de 2018. Em seguida dedicou-se o planejamento ano 2018, encaminhamentos finais, avaliação, linda celebração de enviou presidido pela Prelazia de São Félix e encerramento da assembleia que foi presidida pela equipe Regional com a coordenação de Irmã Ivone Hofer.

Pastoral da comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis Guiratinga