28/09/2022 Assembleia da CRB Regional Oeste 2 – Mato Grosso

Aconteceu no último final de semana (24 e 25 de setembro/2022), em Cuiabá-MT, a 35ª Assembleia da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Regional Oeste 2, tendo como Tema: “Ressignificar a VRC em uma Igreja Sinodal” e como Lema: “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

O celebrativo encontro foi marcado por contagiante alegria, significativas reflexões, motivadores compartilhamentos da vida em missão e, claro, enriquecido pela mística e espiritualidade.

Contamos com a presença de Roberto Rossi que, com sabedoria, trouxe relevantes reflexões sobre a conjuntura e estrutura social do momento. No contexto da conflitiva realidade atual, enfatizou os principais desafios frente a situações degradantes e de acentuada pobreza e miséria que circundam o país na atual conjuntura. Ao mesmo tempo, com inspiração de base evangélica, deixou rastros luminosos de vida e de esperança.

Com o foco no cenário Eclesial, acenando para as Diretrizes Gerais da CNBB e com destaque no desafio da sinodalidade em vista do Sínodo/2023, Padre Reinaldo Braga Júnior – Secretário Executivo da CNBB Oeste 2, com muita lucidez e espírito eclesial,  ampliou os horizontes do compromisso e da missão da Igreja e da Vida Religiosa Consagrada, pontuando desafios que também foram contemplados na recente Visita Ad Limina dos nossos Bispos aos Dicastérios da Cúria Romana, mas acima de tudo acenando para a esperança, a partir do compromisso de comunhão, na eclesiologia do Concílio Vaticano II. A partir da fala, que muito contribuiu, foram-se abrindo portas para a ressignificação da consagração e da missão, como que luzes em meio às “trevas” da atual conjuntura eclesial, principalmente um renovado chamado ao profetismo como anúncio do Reino e à sinodalidade como testemunho no mundo.

Sob a ótica do tema em questão, a assessora nacional Irmã Eliene contribuiu, trazendo para a reflexão o tema da profecia da VRC, diante das realidades que se apresentam nas variadas áreas de missão. O destaque foi no criterioso e necessário discernimento do “SER” Missionária/o em meio a tantas controvérsias impostas pela sociedade nos ambientes e realidades onde estamos inseridas/os, especialmente diante de tantos contra-sinais do Reino.

Também é importante destacar a presença animadora e inspiradora do arcebispo de Cuiabá Dom Mário Antonio que, na sua proximidade de pastor e irmão, marcou a sua presença e nos transmitiu solidez evangélica, acolhimento, motivação e ternura.

Foram realmente momentos de alegria pelo reencontro e de renovação da esperança.

Só Gratidão!!! Especialmente a quem esteve presente, destacando a equipe organizadora da Assembleia, mas também a cada pessoa que esteve em sintonia e fez comunhão.

Com informações: CRB Regional