23/11/2019 Assembleia Estadual da Pastoral da Criança

Nos dias 21 e 22 de Novembro, na Sede da CNBB Regional (CENE), estiveram reunidas as Coordenações Diocesanas e a Coordenação Estadual da Pastoral da Criança, para a Assembleia Anual. O propósito foi Avaliar e Planejar. A avaliação se construiu em cima dos relatórios das atividades realizadas, comparando com as Metas que haviam sido traçadas para o ano 2019. Também aconteceu forte momento de partilha de cada Diocese, no que se refere às conquistas, avanços, retrocessos, desafios…. e também indicações concretas para as ações em 2020, sendo construído assim, o Planejamento.
Além de Roda de conversa sobre a Revista da Pastoral da Criança, bem como de uma retomada das Campanhas da Pastoral, principalmente a importância dos mil dias da criança, houve momento de oração, celebração e confraternização.
Houve também a iluminação – a título de Formação – das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Doc 109), que foi bem acolhido e serviu de norte para várias possíveis atividades com as famílias assistidas pela Pastoral, principalmente a indicação de se construir Comunidades Eclesiais Missionárias, sustentadas pelos pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária.
Após o término da Assembleia, o Regional também se alegrou com a chegada da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Veneranda, de Curitiba. Veio para dois eventos importantes a se realizarem no final de semana (23 e 24/11): encontrão de Líderes da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Cuiabá e também na Diocese de São Luís de Cáceres.