24/10/2018 Assembleia de Pastoral – Diocese de Diamantino

Nos dias 20 e 21 de outubro/2018, realizou-se a Assembleia Diocesana de Pastoral, com a participação do Bispo, dos Padres, Religiosas e Leigos(as) de todas as Paróquias. Aconteceram momentos fortes de Oração e Celebração, a partir de textos bíblicos que inspiraram profundas reflexões e fortalecimento da Espiritualidade de todos. Houve uma retomada sintética dos últimos documentos da Igreja e que, necessariamente devem ser considerados e devidamente aplicados no nosso ser Igreja e no nosso agir pastoral. A saber: documento 100 (Comunidade de Comunidades), que orienta para a Conversão Pastoral da Paróquia; documento 105 (Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade), material obra prima que apresenta os Leigos não como um detalhe ou de categoria menos importante, mas como protagonistas, “Sal da Terra e Luz do Mundo”; documento 107 (Iniciação à Vida Cristã), que lembra a necessidade de evangelizar e não só sacramentalizar, a fim de sermos uma Igreja em estado permanente de missão.

Considerou-se também a importância do Documento de Aparecida que nos convoca à comunhão e à unidade. Aprofundou-se também a Exortação Apostólica do Papa Francisco Gaudete et Exultate, que é uma riqueza para a nossa geração e provoca mudanças na mentalidade enraizada acerca da santidade. É preciso entender a santidade a partir da Missão de cada um, ou seja, ser santo onde está e a partir da vocação recebida e da missão em cumprimento.

Também trabalhou-se na apresentação e aprovação do novo Diretório dos Sacramentos, que visa atender às nossas necessidades atuais na esfera sacramental, contemplando o rosto de uma Igreja em saída e sempre acolhedora.

Tendo contemplado um rico momento de apresentação das atividades pastorais realizadas por cada paróquia em 2018, todos foram motivados a olhar para frente, avançar e não recuar. E estar em comunhão com a CNBB e com o Papa Francisco, sendo uma Igreja de portas abertas e sempre acolhendo a todos. Nosso desafio: lutar e construir uma Igreja de comunhão e em comunhão, constituída de Comunidades vivas, unidas e comprometidas.

Diante disso, foram lembradas as Urgências da Igreja no Brasil adotadas pelo nosso Regional Oeste 2, dentro das nossas dinâmicas evangelizadoras, para o ano 2019 – Igreja: a serviço da vida plena para todos. Também esta Urgência Pastoral está contemplada no Plano Diocesano, que orienta a realização do estudo da Doutrina Social da Igreja através dos Documentos Eclesiais de cunho social, promovendo a criação, a articulação, o desenvolvimento e a integração das Pastorais Sociais e o cuidado da Natureza. Em 2019, as Pastorais Sociais deverão ser os pontos referenciais da Ação Evangelizadora em nossa Diocese.