29/01/2024 AMPLIADA NACIONAL DAS CEBS EM CUIABÁ/MT: ENCERRAMENTO MARCANTE E COMPROMISSO RENOVADO PARA UM FUTURO SINODAL

Cuiabá, 28 de Janeiro de 2024

Com um encerramento marcante, a Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) em Cuiabá finalizou sua jornada de quatro dias, consolidando reflexões profundas e um compromisso renovado com a identidade e missão dessas comunidades em todo o Brasil.

Reflexões e Reencontros no Primeiro Dia

Iniciada em 25 de janeiro no Centro Nova Evangelização (CENE), sede da CNBB Regional Oeste 2, a Ampliada começou com uma calorosa acolhida, proporcionando um espaço valioso para reencontros pós 15º Intereclesial da CEBs em Rondonópolis – MT. Este momento permitiu apresentações e conversas entre representantes e assessores das CEBs de todo o país, marcando a presença significativa de bispos, padres, religiosos, e leigos de todo Brasil.

Clima de Acolhida e Partilha no Segundo Dia

No segundo dia, a Ampliada começou com um inspirador momento de oração, conduzido pelos representantes dos regionais Sul, seguido por uma reflexão provocativa da Ir. Tea Frigério, assessora nacional. O tema “Ampliada Nacional – instrumento de animação das CEBs: formação, articulação e organização” ressaltou a missão crucial de fortalecer a vida das comunidades eclesiais de base.

Durante a tarde, as grandes regiões compartilharam respostas às questões da coordenação, destacando o impacto do 15º Intereclesial das CEBs em suas realidades locais. As perguntas abordaram desde os diálogos pós-evento até os desafios enfrentados e as perspectivas para o futuro.

Sinodalidade no Terceiro Dia

O terceiro dia concentrou-se na sinodalidade das CEBs, iniciando com uma oração preparada pelos representantes dos regionais Nordeste. O Secretariado das CEBs apresentou a prestação de contas e a avaliação do 15º Intereclesial, enquanto Neuza Mafra e Pe. Paulinho refletiram sobre a sinodalidade nas CEBs, destacando sua natureza missionária e sinodal inerente.

Pe. Manoel Godoy trouxe informações sobre o Jubileu da Esperança em 2025, encerrando com um momento de confraternização e a revelação do amigo secreto, reforçando os laços fraternos entre os participantes.

Conclusão da Jornada e Rumo ao Futuro

Ao encerrar suas atividades, a Ampliada Nacional das CEBs não apenas proporcionou reflexões profundas, mas também consolidou laços comunitários e reforçou o compromisso com a missão e identidade que impulsionam as Comunidades Eclesiais de Base em todo o Brasil. O encontro foi um farol, iluminando o caminho para o fortalecimento contínuo dessas comunidades tão essenciais para a vivência da fé e justiça social.

“Caminhemos rumo ao 16º Intereclesial (Espírito Santo) das CEBs, uma Igreja em Saída, uma Igreja Sinodal.”

.

.

.

Fonte: Renan Dantas – Diocese de Juína
Fotos: Renan Dantas – Diocese de Juína