27/07/2022 Ampliada Nacional das CEBs divulga Mensagem às CEBs do Brasil

Mensagem da Ampliada Nacional às CEBs do Brasil

 

“Vejam, vou criar um céu e uma nova terra”. (Is 65,17ss)

“Tudo pelo reino”.

 

A Ampliada Nacional das CEBs do Brasil esteve reunida nos dias 21 a 24 de julho, em Rondonópolis – MT.  Na celebração de abertura o aroma do alecrim nos trouxe o cheiro da natureza e a memória dolorosa dos companheiros e companheiras que se foram na pandemia.

Na partilha dos regionais constatamos que as CEBs resistem em meio aos conflitos existentes na sociedade e sabemos quem são os nossos parceiros. Estamos preparando o 15º Intereclesial com espírito de comunhão, participação e missão na busca de vida plena para todos e todas.

Na clareza da missão profética e do caminho da sinodalidade, fortalecida pela animação do Papa Francisco que nos convida a termos um olhar de misericórdia, de compaixão por uma realidade marcada pelo empobrecimento, vivemos o esperançar do novo céu e da nova terra.

A análise de conjuntura nos fez perceber a necessidade de atualizar o Vaticano II e reafirmar com clareza a opção preferencial pelos pobres, considerando o aumento das desigualdades e a volta do país ao mapa da fome.

Constatamos também que a questão financeira e o clericalismo de alguns nos desafia na sustentabilidade e articulação em nossos regionais. Mas as CEBs não param e buscam sempre novas alternativas para que as atividades sejam realizadas.

Vivemos uma conjuntura angustiante, sobretudo nesse ano das eleições em que somos convidados a refletir sobre a Política como “amizade social” e como “ciência e arte do bem-comum”, com o compromisso de restabelecer a Democracia. O Papa Francisco, considerando a realidade latino-americana, as dificuldades enfrentadas no continente, orienta: “Fazer política inspirada no Evangelho a partir do povo em movimento pode se tornar uma maneira poderosa de sanar nossas frágeis democracias e de abrir o espaço para reinventar novas instâncias representativas de origem popular”. Podemos e devemos nos inspirar pelas ações práticas em favor da Democracia, da Paz e da Justiça que se concretizem nos resultados dessas eleições de 2022. Vamos caminhar juntos e juntas: ninguém solta a mão de ninguém, porque buscamos o melhor para o Brasil!

Outros obstáculos percebidos e a serem superados na caminhada que nos incomodam são: a substituição do termo CEBs, no do documento 109 da CNBB, por “pequenas comunidades eclesiais missionárias”, a crise ecológica provocada pelas mineradoras e o sofrimento vivido pelos povos indígenas na luta pelos seus territórios.

Neste contexto de pandemia os sinais de esperanças foram alimentados pela Caravana das CEBs, a elaboração das cartilhas CEBs caminhando com Jesus de Nazaré e a Sinodalidade das CEBs, as campanhas de ações de solidariedade no meio dos pobres, como também o uso da tecnologia, mesmo com suas limitações, não deixou de ser um avanço que garantiu a realização dos encontros on-line dos regionais.

O olhar especial das CEBs para os pobres, a união e acompanhamento dos irmãos e irmãs em suas dores e necessidades, nos relembram a fala que marcou a vida de Pedro Casaldáliga: “Na dúvida, fique ao lado dos pobres”.

O lançamento do texto-base do 15º Intereclesial nos trouxe uma alegria e a certeza de que tudo está ficando muito bom. O destaque foi a fala do Papa Francisco: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos” (EG 49).

A Diocese de Rondonópolis está se reafirmando numa eclesiologia povo de Deus e contente com a eleição do seu novo bispo Maurício Jardim. A visita realizada às paróquias que estão preparando a hospedagem dos participantes do 15º Intereclesial, deixou-nos bastante animados.

Estiveram conosco os bispos Dom Neri José Tondello, Dom Gabriel Marchesi, Dom Giovane Pereira de Melo e Dom Mário Antônio da Silva, que em sua apresentação reafirmou o apoio do regional Oeste II e da CNBB às CEBs do Brasil.

Na celebração de envio, fizemos memória aos 37 anos do martírio de Pe Ezequiel Ramin. Com as palavras de nosso profeta Dom Pedro Calsadáliga “Nossas causas valem mais do que nossas vidas”, colocamo-nos a serviço da Igreja em saída.

Rondonópolis, 24 de julho de 2022.

Ampliada Nacional das CEBs do Brasil