17/03/2023 A Reunião Final da Fase Continental da América Latina e Caribe do Sínodo se realiza na Colômbia, de 17 a 20 de março

Os representantes eclesiais de toda a América Latina e Caribe se reúnem de 17 a 20 de março em Bogotá, na sede do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), para participar da fase continental do sínodo e continuar o processo de discernimento, de todas as contribuições da consulta e escuta que realizaram preliminarmente, para depois escrever uma síntese continental.

Antes desse encontro, o Celam também organizou encontros regionais que permitiriam uma maior participação das igrejas particulares, com suas contribuições e reflexões. As assembleias foram realizadas em El Salvador, República Dominicana, Equador e Brasil, o que facilitou a participação de mais de 400 representantes eclesiais de toda a América Latina e Caribe.

Assembleias sinodais para ouvir o Espírito Santo

O diretor do centro de comunicação do Celam, Oscar Elizalde, que participou das quatro Assembleia regionais, considera que tiveram uma visão expandida da sinodalidade da Igreja. Segundo ele, os encontros também permitiram um olhar bastante amplo, diversificado, mesmo com muitas nuances.

Ele também ressalta que sentiu, nas quatro assembleias, um abusca sincera de escutar o Espírito através dos irmãos e irmãs. “É o discernimento comunitário, de modo que esta é a base para o trabalho destes dias, honestamente não faria sentido poder fazer um documento se não fosse baseado nessas contribuições”, disse aos microfones do Vatican News – Rádio Vaticana. O Sínodo sobre a Sinodalidade sugeriu para a fase continental o método da conversação espiritual, que é a busca da voz de Deus, na forma de discernimento, através do encontro comunitário e do diálogo.

Leitura colegial dos pastores

Em sequência, de 21 a 23 de março, será realizada presencialmente uma reunião dos secretários gerais das Conferências Episcopais e, também participarão virtualmente os presidentes dos episcopados, para reler colegialmente a experiência sinodal e validar o documento final desta fase que será enviado até 31 de março à Secretaria Geral do Sínodo.

Esta fase continental faz parte do processo sinodal. Procura enfatizar o diálogo entre a Igreja universal e a Igreja particular, aprofundando o discernimento em cada continente, a partir do que o Povo de Deus expressou nas assembleias realizadas em todo o mundo. O documento da etapa continental recorda que “ao longo do caminho experimentaram a alegria de se encontrarem como irmãos e irmãs em Cristo, compartilhando o que a escuta da Palavra fazia ressoar dentro deles e se questionando sobre o futuro da Igreja”.

O Celam, por meio de sua Equipe para a Fase Continental, assumiu a tarefa de animar e coordenar as ações necessárias para a realização desta etapa por meio da colaboração com as Conferências Episcopais, com o desenvolvimento de encontros regionais e a elaboração da síntese continental.

.

.

.

Com informações: cnbb.org.br