29/07/2018 28º Congresso Diocesano de Catequese em Rondonópolis Houve a participação de mais de 800 catequistas

No dia 29 de julho de 2018 na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Alto Araguaia, a diocese de Rondonópolis-Guiratinga realizou o 28º Congresso Diocesano de Catequese. Na Abertura a coordenação diocesana assim se expressou: “Neste dia em que nos reunimos para partilhar as experiências desenvolvidas em nossas paróquias sobre a temática “CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, LUGAR DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA CATEQUESE”, e com o lema: “Se vocês guardarem a minha Palavra, vocês de fato serão meus discípulos” (Jo 8,31) convidamos todos aqui reunidos na paroquia de Nossa Senhora Auxiliadora para juntos darmos graças ao Deus da vida que nos chamou a sermos catequistas, com a missão de anunciar a Boa Nova em nome da Igreja”.
O ínicio da santa Missa de abertura foi com muito entusiasmo, alegria e participação das paróquias com seus respectivos banners com fotos das atividades desenvolvidas pelas Foranias.

A celebração foi presidida por dom Juventino e concelebrada por Padre Nazaré, pároco da paróquia e Pe Arthur, vigário forâneo. No decorrer do dia vários padres se fizeram presentes. Na homilia D. juventino destacou a missão da catequese neste tempo da modernidade e mostrou o caminho da iniciação à vida cristã como proposta para os tempos atuais.

Seguiram as apresentações das atividades realizadas no decorrer do ano em torno do tema e do lema. Tudo muito lindo, participativo e com propostas para serem trabalhadas na catequese como a questão da iniciação, a celebração dos ritos, o uso das cores, do tempo litúrgico, a linguagem, o mundo urbano, a realidade dos adultos, jovens e crianças de hoje. Cada forania apresentou em forma criativa como jogral, uso de multo mídia, paródia, poesia, encenações, cantos… Cada forania teve 10 minutos para a apresentação e no final de cada apresentação dom Juventino orientou as considerações dos participantes e sua consideração sobre o tema.

O congresso foi uma verdadeira catequese desde a hospedagem de algumas delegações, a partilha da alimentação, o ambiente preparado para a participação de mais de 800 catequistas. As pastorais, movimentos e serviços da comunidade local se empenharam para oferecer o melhor, razão pela qual em todos os serviços uma grande equipe de forma gratuita oferecia seu serviço. Mereceu menção especial o empenho da equipe diocesana de catequese tanto na preparação como na realização do congresso que teve seu encerramento com uma linda encenação que culminou com a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora e rito de enviou precedido por dom Juventino Kestering. Após os agradecimentos deu-se por encerrado o 28º congresso diocesano de catequese da diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Pastoral da comunicação – Pascom
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga