24/10/2022 Posse Canônica de Dom Maurício da Silva Jardim

 

 

Ao final da tarde do dia 22, a Diocese de Rondonópolis/Guiratinga recebeu em festa o seu novo bispo, Dom Maurício da Silva Jardim.

O novo bispo foi acolhido no local do antigo aeroporto por muitos fiéis. Após a recepção, Dom Maurício, acompanhado por alguns bispos do Regional Oeste 2 e pelo Sr Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, percorreu várias ruas da cidade em carreata festiva de apresentação e saudação.

Ao final, Dom Maurício adentrou a Catedral Santa Cruz, beijou o crucifixo e fez um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, como gesto de confiança em Deus e de compromisso com o povo que agora lhe é  confiado. Em seguida, o novo bispo acolheu aos fiéis presentes e manifestou  seu sentimento de gratidão a Deus por ter sido escolhido para essa nova missão.

Na manhã do dia 23, foi realizado um ato cívico na Câmara Municipal de Rondonópolis, onde foram proferidas várias falas de acolhida, além de ter sido entregue a chave simbólica da cidade e o título de Cidadão Rondonopolitano a Dom Maurício. Foi um sinal de que os poderes legislativo, executivo e judiciário, bem como as forças de segurança do município, têm disposição em caminhar junto com a Diocese.

 

Em seguida foi realizada a Santa Missa na Igreja Catedral, onde fez-se a leitura da Bula Papal expedida pela Santa Sé, em que nomeia Dom Maurício como bispo diocesano de Rondonópolis-Guiratinga. O Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, concedeu a Posse Canônica ao novo bispo, entregando-lhe o Báculo – símbolo do cuidado pastoral -, e passando a ele a presidência da celebração. Estavam presentes os bispos do Regional Oeste 2 (Mato Grosso), bispos dos Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, muitos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, e muitos leigos e leigas das comunidades, bem como familiares e amigos de Dom Maurício, vindos de longe.

 

“Não sou eu quem tomo posse, mas é a Diocese quem toma posse de mim” – com esta frase Dom Maurício expressou o sentimento de entrega à missão e do seu desejo de colaborar na promoção da paz, do diálogo, da escuta, da sinodalidade e da missionariedade.

Dom Maurício manifestou sua alegria de estar assumindo a Diocese no Dia  Mundial das Missões e lembrou o processo da sua escolha e como se colocou nas mãos de Deus com a oração do abandono e a disposição em abraçar  o projeto de Jesus. Destacou o transbordamento da sua alegria e o desejo de caminhar junto com todos: “me levem a todos os lugares, às periferias, aos pobres”, disse.

Com muito entusiasmo recordou as palavras do Papa Francisco pronunciadas aos bispos do Regional Oeste 2 na visita Ad Límina: “Não tenham medo”.  E ressaltou a importância de dar continuidade aos trabalhos pastorais na perspectiva de uma Igreja Sinodal e Missionária, que caminha em comunhão com a Igreja Regional, com a CNBB e em união com o Papa Francisco. Lembrou ainda a importância da Diocese sediar o 15º Intereclesial das CEBs no próximo ano, afirmando o seu desejo de que todos vivam juntos esse processo.

A escolha de um novo Bispo renova em todos os fiéis a fé e a esperança, sendo ocasião para se restabelecer a comunhão, em vista da missão, onde o pastor local é o sinal da presença de Cristo que caminha com o seu povo.

 

Com informações e fotos: PASCOM DIOCESE DE RONDONÓPOLIS/GUIRATINGA – MT