17/03/2022 Comissão para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB e Lideranças viajam para a Europa para denunciar violações

O bispo auxiliar de Belo Horizonte e secretário da Comissão para Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vicente Ferreira, vai compor a “Caravana Latino-americana para Ecologia Integral em Tempos Extrativistas”. O grupo viajará por vários países da Europa entre os dias 20 de março e 6 de abril para denunciar violações de direitos e debater sobre o cuidado da casa comum.

Partindo do Brasil, da Colômbia, de Honduras e do Equador, a caravana será composta por líderes comunitários, agentes pastorais, ativistas e pesquisadores. A primeira parada será a Alemanha e, em seguida, Itália, Bélgica, Áustria, concluindo a agenda na Espanha, no dia 6 de abril. A ideia é que as comunidades acompanhadas pela Rede de Igrejas e Mineração, através da Campanha de Desinvestimento em Mineração, amplifiquem suas vozes para que “o grito da terra e dos pobres” seja ouvido (LS 49).

“O grito ecoando das comunidades martirizadas pelas economias extrativas e a violação histórica da Casa Comum pelas atividades de mineração exige uma conversão ecológica urgente, como expressa pelo Papa na Encíclica Laudato Si”, ressalta a Rede Igrejas e Mineração.

Reuniões agendadas

Organizações católicas parceiras na Europa como a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e a Solidariedade (CIDSE), Misereor (Alemanha), DKA (Áustria), Redes e a campanha Enlázate por la Justicia (Espanha) estão promovendo reuniões com a delegação latino-americana. A delegação irá à Europa para promover diálogos com o objetivo de fortalecer a globalização da esperança e a co-responsabilidade Norte-Sul. Serão realizadas reuniões com líderes da Igreja Católica, como o Cardeal Jean-Claude Hollerich, impulsionador do tema de desinvestimento em mineração durante o Sínodo da Amazônia e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Européia (COMECE). Também haverá diálogos com membros do parlamento, organizações da sociedade civil e conferências religiosas.

Diálogos estão sendo preparados no Vaticano com órgãos como a Pontifícia Comissão para a América Latina e o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral. A agenda busca influenciar, a partir do testemunho das comunidades afetadas, no Parlamento Europeu, com bancos e organizações da Igreja, em questões como a devida diligência, o tratado de Direitos Humanos e Negócios, as práticas de violência financeira, os investimentos em mineração que ligam a Europa e organizações baseadas na fé.

As realidades presentes serão:

– Piquiá de Baixo – Brasil: mineração de ferro, trabalho escravo, contaminação das fontes de água, índices de saúde da população. A resistência e a organização da população conquistou o reassentamento mas ainda não garantiu a mudança para o novo lugar chamado “Piquiá da Conquista”.

– Brumadinho – Brasil: derramamento de lodo tóxico que deixou 272 mortos, em outro crime ambiental da empresa Vale que ainda não encontrou justiça. Famílias que perderam tudo, agricultores sem terra e sem teto, população deslocada.

– Putumayo, Mocoa – Colômbia: concessões de mineração para extração de cobre, na Amazônia colombiana, afetando fontes de água, nascentes de rios, territórios indígenas, em um território já afetado e deslocado pelo conflito armado.

– Sudoeste de Antioquia – Colômbia: cerca de 90% do território é destinado à extração de cobre, ouro e prata. Ela destruiu atividades produtivas locais baseadas na agricultura, exacerbou a violência entre habitantes e forasteiros e ocupou territórios ancestrais.  Organização e resistência conseguiram parar parte da concessão mineira no município de Jericó.

De acordo com a Rede Igrejas e Mineração, um dos objetivos fundamentais da delegação é avançar na consolidação de redes e alianças de solidariedade entre a Igreja do Norte e o Sul Global, “comprometendo-se a defender, a partir da voz e da perspectiva das vítimas, suas propostas, acompanhando suas alternativas de resistência e de defesa da vida”. O grupo também visa acompanhar os processos pastorais das igrejas locais na América Latina, que com coragem e profecia permanecem ao lado dos afetados, buscando a Ecologia Integral.

 

 

 

Fonte: repost – cnbb.org.br