12/09/2023 50 Anos da Pastoral da Juventude no Brasil: Uma Jornada de Fé, Unidade e Esperança

Por: Renan Dantas / Fotos: Fernando Diegues / PJ Nacional

Em 2023, a Pastoral da Juventude do Brasil celebrou um marco impressionante em sua história – meio século de dedicação, serviço e inspiração para os jovens do país. A culminação dessa jornada emocionante foi a Peregrinação da Pastoral da Juventude ao Santuário Nacional de Aparecida – SP.

Foto: Fernando Diegues/PJ Nacional

Foi um dia que uniu gerações e revelou uma história rica e vibrante que se desenrolou ao longo de cinco décadas. Enquanto o sol nascente dourava o horizonte, os peregrinos partiam de Cuiabá na quinta-feira, às 7 horas da manhã, ansiosos pela jornada que estava prestes a começar.

Quando chegaram ao Santuário de Aparecida na sexta-feira, por volta das 18 horas, uma onda de emoção e expectativa percorreu o grupo. As ruas estavam repletas de Pejoteiros – jovens representando todas as dioceses do Mato Grosso e além. A cidade estava viva, pulsando com a energia da juventude dedicada a um propósito comum.

O encontro não era apenas para jovens, mas também para ex-membros, pessoas que haviam trilhado esse caminho de fé em décadas passadas. A atmosfera estava repleta de nostalgia e gratidão, conforme ex-assessores, ex-coordenadores regionais e nacionais se encontravam para trocar experiências. Era uma celebração da continuidade da chama da Pastoral da Juventude, que havia aquecido os corações de tantos ao longo do tempo.

O evento também mostrou a universalidade da mensagem da Pastoral da Juventude. Pessoas de diferentes origens religiosas estavam lá, compartilhando o amor e a devoção pela Pastoral, mesmo que não professassem mais a fé católica. O ecumenismo estava vivo e pulsante no encontro, demonstrando que essa mensagem transcende barreiras religiosas.

O calor humano e o acolhimento em Aparecida eram palpáveis. O testemunho de jovens indígenas que nunca haviam tido contato com a Pastoral da Juventude foi particularmente comovente. Eles representavam grupos de jovens em suas aldeias, mas essa era sua primeira experiência direta com a PJ. Suas histórias e perspectivas trouxeram uma compreensão mais profunda da importância da juventude negra no Brasil e da mística que impulsiona a Pastoral da Juventude.

O coordenador paroquial da Pastoral da Juventude da Paróquia Santo Agostinho da Diocese de Juína – MT, Willy Vieira de Santana, compartilhou suas impressões dessa jornada única:

“Saímos de Cuiabá na quinta-feira às 7h e chegamos ao Santuário de Aparecida por volta das 18h na sexta-feira. Naquele momento, já tivemos um breve contato com o pessoal, seja nas ruas, lojas ou mercados. A cidade estava lotada de Pejoteiros, representando todos os regionais, de norte a sul, leste a oeste. Conhecemos pessoas de outras regiões e compartilhamos experiências incríveis. A universalidade das pessoas presentes, de diferentes origens religiosas, destacou o ecumenismo vivo neste encontro. O depoimento emocionante dos jovens indígenas que nunca haviam tido contato com a Pastoral da Juventude trouxe uma dimensão maior à importância da PJ. Foi uma jornada de compreensão, acolhimento e pertencimento. Participar desse momento foi significativo para aqueles que estão chegando agora e para aqueles que já trilharam 50 anos de história, serviço e transformação.”

Durante a celebração de encerramento, as palavras inspiradoras de Dom Vilsom ecoaram na Basílica. Ele encorajou os presentes a criarem grupos de jovens e oferecer espaços de comunidade. A juventude respondeu de forma emocionante: “ela vem de dentro, de dentro ela vem, toda energia que a PJ tem”. Era a celebração de uma jornada cheia de significado e propósito.

Missa no Santuário Nacional de Aparecida – SP / Foto: Andressa Venâncio

O ápice emocional foi alcançado quando o Papa Francisco enviou uma carta tocante aos participantes. Ele lembrou São José de Anchieta, um jovem jesuíta corajoso que também partiu em missão, e pediu aos jovens que seguissem em frente com coragem e criatividade, não deixando que a esperança lhes fosse roubada. Era um lembrete de que a Pastoral da Juventude é uma força viva e vital na sociedade atual.

 (Foto: Reprodução | Instagram da Pastoral da Juventude)

O evento de 50 anos da Pastoral da Juventude foi uma jornada de fé, unidade e esperança. Foi uma celebração da história, do presente e do futuro dessa organização inspiradora que continuará a tocar e transformar vidas.

Foto: Andressa Venâncio

Confira a carta na íntegra:

Vaticano, 9 de junho de 2023

Queridos jovens,
Causou-me grande alegria a sua carta, que recebi através dos bons préstimos de Dom Vilsom Basso, assinalando que este ano se completam 50 anos do trabalho de evangelização da Pastoral da Juventude no Brasil.

Escrevo-lhes esta mensagem no dia em que celebramos São José de Anchieta, um jesuíta como eu que, quando era jovem como vocês, aos 19 anos, não teve temor algum de partir em missão para uma terra desconhecida, atravessando o oceano, movido por seu zelo apostólico de anunciar Jesus Cristo a todos. Busquem sempre o auxílio deste poderoso intercessor e procurem imitar o seu exemplo.

Como bem destacado na missiva que me enviaram, são muitos obstáculos e desafios para poder levar a Boa Nova do Evangelho aos jovens da sociedade hodierna. Entretanto, exorto-os a seguirem em frente com a coragem, a ousadia e a criatividade que lhes são características, sem desanimar nem deixar que lhes roubem a esperança. Saibam que estarão sempre amparados pela intercessão do Apóstolo do Brasil e pela proteção maternal da Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe.

Esperando encontrar-lhes em Lisboa, no início de agosto, e informado da peregrinação que farão ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no próximo dia 9 de setembro, para celebrar junto da Virgem Aparecida estes 50 anos de evangelização, envio-lhes a minha afetuosa saudação, acompanhada da bênção de Deus, e peço-lhes que não deixem de rezar por mim.
Fraternalmente, 
Francisco.

Sua Ex. Rev.
D. Vilsom Basso
Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB IMPERATRIZ (MA)

.

.

.

Com informações: Renan Dantas