19/09/2022 34ª Assembleia Regional de Pastoral – “Sinodalidade e Missão”

Nos dias 17 e 18 de setembro/2022, realizou-se a Assembleia de Pastoral do Regional Oeste 2 da CNBB, no Centro Nova Evangelização (CENE) em Cuiabá-MT. Foram convocados todos os Bispos das Dioceses que compõem o Regional, os Coordenadores Diocesanos de Pastoral e todos/as os/as coordenadores/as regionais de Pastorais, Organismos, Movimentos e Serviços. Também foram convidados leigos e leigas atuantes em todas as dioceses, bem como consagradas que atuam na vida pastoral em nossas Comunidades.

O Espírito que conduz a Igreja nos tem assistido e tem favorecido a dinâmica da Ação Evangelizadora em nosso Regional Oeste 2. Neste ano, pelo Planejamento Pastoral do Regional, fomos desafiados a alinhar as nossas atividades pastorais na perspectiva do Pilar da Caridade, com uma especial atenção à Ação Sociotransformadora e à Sustentabilidade da Evangelização, principalmente fortalecendo as Pastorais Sociais em nossas Dioceses. Cada Diocese pôde compartilhar com a assembleia, sobre as atividades realizadas nos últimos 12 meses, bem como sobre os desafios enfrentados.

Além das muitas ações, conforme o Calendário, estamos vivendo o processo do Sínodo/2023, a partir das escutas na etapa Diocesana. Em nossa Assembleia, buscamos dar visibilidade e destaque ao trabalho de construção do Relatório por cada uma das oito dioceses.

Contamos com uma boa assessoria, através do Pe Jean Poul Hansen (do setor Campanhas da CNBB), que trouxe uma rica reflexão e apontou caminhos para a vivência do Pilar da Ação Missionária, em vista da configuração e sustentação das nossas Comunidades Eclesiais. Assim, em comunhão, poderemos direcionar e operacionalizar nossos Planos de presença e atuação, como uma Igreja sempre em saída missionária, a serviço de todas as pessoas.

 

A Assembleia Regional de Pastoral é o momento eclesial de forte expressão de Sinodalidade, através da comunhão e da participação. Trata-se de uma oportunidade, sempre nova, para se encontrar, partilhar, aprender, fortalecer, avaliar, projetar e celebrar, como uma Igreja viva e dinâmica que cumpre a sua Missão no mundo.

 

Texto: Pe Reinaldo Braga Júnior – Secretário Executivo da CNBB Regional Oeste 2
Créditos das Fotos: Ir Flávia Luiza – Setor de Comunicação CNBB RO2