25/08/2021 33ª Assembleia Regional de Pastoral (ARP) – Oeste 2

Aconteceu, de forma remota, no último dia 20 e 21 de agosto/2021, a 33ª Assembleia Regional de Pastoral (Regional Oeste 2 – Mato Grosso).
Foram convocados e estiveram presentes na sala virtual: os senhores bispos das oito dioceses do Regional, incluindo um administrador diocesano; o padre secretário executivo; os coordenadores diocesanos de pastoral; alguns vigários gerais; coordenadores regionais das Pastorais, Movimentos, Organismos e Serviços; consagradas convidadas; reitor da UNIFACC e presidente do Tribunal Eclesiástico.

No primeiro dia, a assembleia contou com a assessoria do Frei Olavio Dotto (Assessor da CNBB-Brasília), que aprofundou a temática da Gestão Pastoral e Uso das Tecnologias, com o acento no Pilar da Caridade – conforme as indicações do Planejamento Regional de Pastoral para o Triênio 2021-2023. Houve também um momento importante para indicações de sugestões regionais de critérios de ação para as dioceses considerarem em suas próximas assembleias diocesanas, em vista do ano de 2022.

No segundo dia, após uma recordação das atividades regionais que foram possíveis durante a pandemia, bem como da apresentação da caminhada evangelizadora nas dioceses, “percebemos que o Espírito que conduz a Igreja, nos tem assistido neste tempo complexo e tem favorecido, de alguma forma, a dinâmica da ação evangelizadora em nosso Regional”. O painel das atividades realizadas nas dioceses, trouxe alegria, revelou comunhão e gerou esperança; apesar de tudo, a Igreja continuou a sua missão.

Teve lugar, também, um importante momento de compartilhamento acerca de várias temáticas referentes a atividades que estão por vir e que envolverão as dioceses e as pastorais, movimentos, organismos e serviços a nível regional. Entre elas: Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe; Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Subsídios Regionais para as famílias; Campanha da Fraternidade/2022; Semana Social Brasileira; 15º Intereclesial das Cebs; Campanhas Nacionais; Repam; Conselho Regional de Pastoral (CRP); Curso Regional de Formação sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI); etc.

Destaca-se ainda a palavra oportuna sobre a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso e sobre o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano.
Além de tudo o que foi possível considerar e desenvolver na Assembleia, foi relevante a oportunidade do reencontro, da expressão da comunhão e da sinodalidade… e também a oportunidade de se rezar juntos nos momentos de mística que aconteceram nos dois dias, bem como ouvir a palavra de incentivo e orientação da presidência regional.