12/11/2015 29º ASSEMBLEIA REGIONAL DE CATEQUESE

catequeseEntre os dias seis a oito de novembro de 2015, os representantes da catequese do Regional Oeste 02 estiveram reunidos em 46 pessoas estudando, refletindo e partilhando as experiências das dioceses, a partir do tema: “Catequese de Iniciação à vida Cristã numa Igreja em estado permanente de missão”. E iremos aprofundar as seguintes temáticas: Catequese de iniciação à vida cristã numa Igreja em estado permanente de missão, com  Dom Juventino Kestering e Reflexos do Encontro Nacional de bispos e coordenadores sobre a Iniciação à vida cristã, com a Ir. Maria Helena Teixeira.

As partilhas das dioceses mostraram que houve grandes avanços entre as dioceses referente a formação de catequista, criatividade nos momentos de oração; a iniciação à vida cristã está entrando na alma, mantendo a prática e as celebrações dos ritos e símbolos. Fazendo que a catequese seja alegre e leve. Continuamos com as alguns desafios referente a rotatividade, a metodologia dos encontros catequéticos, núcleo familiar, ir a encontro do catequista.

No estudo conduzido por Dom Juventino  ressaltamos alguns aspectos a serem considerados: o desejo de encontrar Jesus Cristo; o anúncio – querigma; a iniciação cristã;   a coragem de alcançar as periferias geográficas; a urgência em anunciar o evangelho missão, mas ter em mente os desafios pastorais, tendo a amplitude e inclusão na missão.

Assim a catequese é um processo exigente, itinerário e compreensão vital, de acolhimento dos mistérios da fé, da vida nova revelada em Cristo Jesus e celebrada na liturgia. Enfim, o jeito de ser cristão deve ser alegre em servir.

Essa assembleia também foi um momento de escolha da coordenação do regional da catequese para o triênio 2016 – 2018, ficando assim constituída  a equipe de coordenação irmã Ivone Hofer da diocese de Rondonópolis/Guiratinga, Sirlei Maria Cichelero da diocese de Sinop; Osmindo Pereira de Souza da diocese de Rondonópolis/Guiratinga, irmã Sarvelina Maria Nicolodi da diocese de Diamantino, Marli Radel dos Santos Ferreira da Arquidiocese de Cuiabá. Secretaria Alexandre dos Santos Mendes da diocese de Sinop e Maria Aparecida Gomes Alves da diocese de Juína. Bispo referencial Dom Juventino Kestering.

A irmã Maria Helena fez o repasse do encontro nacional destacando alguns aspectos a maioria dos catequistas no Brasil são mulheres; o desafio entre os regionais é a distância entre as dioceses e os materiais produzidos pelos regionais. Outro aspecto importante o Brasil está mais ou menos com 60% de católicos. É preciso: promover discípulos missionários que responda as necessidades de Jesus Cristo para comunicar a alegria  de Jesus; sendo  um eterno aprendiz; e manter a formação permanente dos catequistas.

Dom Juventino agradeceu a irmã Maria Helena pelo trabalho realizado no Regional, junto com sua equipe por esses três anos de atividades desenvolvidas. Ressaltou as diversas conquistas e os passos dados. Em seguida foi realizado o rito de passagem da antiga coordenação para a nova equipe de coordenação, com momento celebrativo bonito e importante a todos.

Irmã Maria Helena encerrou agradecendo a todos pelo carinho e as novas amizades conquistas no percurso desses três anos. E finalizou dizendo “Sem a palavra de Deus não podemos viver a missão”.

Secretária do Regional Oeste 02: Rosely Gomes da Silva