11/10/2015 1º Encontro regional da Pastoral do Batismo

BatismoAconteceu nos dias 10 e 11 de outubro de 2015, na sede da CNBB – RO2, em Cuiabá, o primeiro encontro regional com agentes que preparam pais e padrinhos para o sacramento do Batismo de seus filhos e afilhados. O encontro nasceu da necessidade de ter certa unidade nos trabalhos, dada a variedade de conteúdos e metodologias utilizados nas paróquias do regional Oeste 2. Houve presença e participação significativas das dioceses que compõem o Regional. Os trabalhos foram coordenados pelo Pe. Jair Fante, secretário executivo da CNBB regional e pelo Pe. Evandro Stefanello, do tribunal eclesiástico regional. Seguindo a proposta do Regional, foram trabalhados 4 temas como propostas:

1 – Conhecer a História da salvação e as grandes alianças que Deus fez com a humanidade através de Noé, de Abraão, de Moisés, dos profetas e em definitivo na pessoa de Jesus de Nazaré, o filho de Deus e salvador da humanidade. O batismo é uma aliança que se firma entre Deus e a pessoa através do ingresso na Igreja.

2 – Compreender o universo sacramental da Igreja Católica. A vida de fé da pessoa é acompanhada pela graça de Deus advinda através dos sacramentos propostos pela Igreja que acompanham a vida da pessoa do nascer ao desfalecer. Os sacramentos são sinais sensíveis, significativos e eficazes da Graça de Deus. Através dos sinais visíveis da Igreja se manifesta o invisível, aquilo que só é percebido pela experiência de Deus; isto é: pela fé.

3 – Tomar conhecimento do conteúdo do sacramento do Batismo na Igreja Católica, suas responsabilidades, direitos e deveres. O batismo é o primeiro dos sete sacramentos; a porta de entrada para a vida sacramental. Este sacramento nos coloca na condição de filhos e filhas de Deus e participantes da Igreja de Jesus Cristo.

4 – Compreender e se preparar para a celebração do sacramento do Batismo com seus símbolos e sinais tais como: sinal da cruz, água, óleo santo, vela, vestes novas, etc. Nesta celebração se manifesta também a adesão à fé da Igreja através do Creio assim como se assume os compromissos de batizados e de conduzir os novos integrantes da Igreja no conhecimento e na experiência de Deus.

Foram também abordados outros temas como os concernentes às normas para este sacramento na Igreja Católica, dando destaque para a metodologia dos encontros. Pois segundo o secretário da CNBB, conteúdo e metodologia se completam e devem andar juntos para um bom processo de evangelização. O RO2 agradece a todas as Dioceses que encaminharam suas lideranças para este trabalho em sintonia com o regional.

Pe. Jair Fante
Secretário executivo da CNBB – RO2