11/10/2015 1º Encontro da Pastoral Carcerária

carceraria“Formação para agentes da Pastoral Carcerária” foi o tema do 1º Encontro da Pastoral Carcerária da Diocese de São Luiz de Cáceres, realizado do seminário Bom Pastor em Cáceres, entre os dias 03 e 04 de outubro.

O encontro teve assessoria da Sra. Cilbene Inês Falcão Barbosa, teóloga e agente de pastoral carcerária da Arquidiocese de Cuiabá; da Jovem Selma Dorriguette, agente de pastoral carcerária da Paróquia São Roque de Rio Branco e do Pe. Marcelo da Silva Ramos também da paróquia São Roque de Rio Branco. O responsável pela Pastoral Carcerária diocesana, Pe. Hilário Mendes, participou integralmente do encontro e presidiu a missa de encerramento, e Sr. Bispo, Dom Antônio Emídio Vilar, marcou presença, manifestou seu apoio e presidiu a missa do sábado.

Estiveram presentes doze representantes de cinco paróquias (das treze paróquias instaladas em cidades onde há cadeias ou presídios): Santa Cruz – Barra do Bugres, São Roque – Rio Branco, São Luiz de França – Cáceres, São Pedro – Pontes e Lacerda, São João Batista – Curvelândia e Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Araputanga.

Este encontro, com certeza, foi um marco significativo na caminhada da pastoral carcerária na diocese de Cáceres. Foi criada uma equipe de articulação para encaminhar os próximos passos a serem dados. Todos os participantes reafirmaram a sua vocação de exercer o discipulado-missionário dentro das cadeias e presídios e saíram com os corações cheios de ardor e esperança. Notamos que se tratou do primeiro e singelo passo de uma longa e bela caminhada.

Agradecemos imensamente aos padres e leigos(as) que corresponderam positivamente ao “chamado”! Louvado seja Deus!

Avante, com muita esperança!

Agentes de Pastoral Carcerária, gritem ao mundo que Jesus Cristo está preso!