10/10/2023 ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ REÚNE CERCA DE 8 MIL PESSOAS EM CAMINHADA PELA VIDA NO DIA DO NASCITURO

A Arquidiocese de Cuiabá em comunhão com a Pastoral Familiar realizou no último dia 08 de outubro o encerramento da Semana Nacional da Vida (Dia do Nascituro) com a Caminhada pela Vida. O trajeto, com a presença de mais de 8.000 pessoas, saiu da Praça Ulisses Guimarães, em frente ao shopping Pantanal até o Parque das Águas, onde foi realizada uma Missa campal presidida por Dom Mário Antônio, Metropolita de Cuiabá e concelebrada por padres diocesanos e religiosos.

O tema trabalhado nesse ano foi “Adoção: amor com laços do coração”, porém, diante dos desdobramentos e perigos que propõem a ADPF442, que está ainda tramitação, a Igreja retomou o tema do aborto reafirmando mais uma vez o seu posicionamento a favor da Vida desde a concepção até o seu fim natural.

“Em fidelidade ao Evangelho, cabe-nos defender a vida humana, opondo-se à cultura da morte, que tudo relativiza e mercantiliza, inclusive a vida humana inocente. Somos do Evangelho da vida e da vida em abundância, desde a concepção até à morte natural” [1].
Essa temática exige de nós um compromisso sério e inequívoco. Aqui, não se trata de valorizar mais uma vida do que a outra, ou de dizer quem deve viver ou quem deve morrer. As duas vidas importam: a da mãe e a da criança. Nosso compromisso é assegurar a dignidade de todos, para que todos possam crescer em “sabedoria, estatura e graça” (Lc 2,52).
Dessa maneira, incentivo cada um a procurar o diálogo com as autoridades competentes, deputados e senadores, para que tomem as providências cabíveis e oportunas contra a descriminalização do aborto. O dever e o poder de elaborar leis sobre esta e outras matérias é do Legislativo, e a Suprema Corte não pode apossar-se dessa tarefa. Peçamos para que o Congresso trabalhe para que a ADPF 442 não prospere. (+ Dom Mário Antonio –  Arcebispo Metropolitano de Cuiabá).

.

.

.

Com informações: Arquidiocese de Cuiabá