05/12/2023 REGIONAL OESTE 2 DA CNBB REALIZA REUNIÃO DO CONSELHO REGIONAL DE PASTORAL – CRP

Foto: Ir Flávia Luiza, ddp

Por Pe Reinaldo Braga Júnior | Secretário Executivo da CNBBO2

O Regional Oeste 2 da CNBB realizou, no último sábado (02/12), o Encontro do Conselho Regional de Pastoral – CRP.

Participaram: os membros convocados (bispos da presidência regional, coordenadores diocesanos de pastoral e coordenadores regionais de pastorais, organismos, movimentos e serviços), outros bispos e leigos/as  convidados. A coordenação da atividade esteve a encargo do secretário executivo da CNBB Regional.

Foto: Pe Reinaldo Braga Júnior | Crédito: Ir Flávia Luiza, ddp

O CRP tratou especificamente do Plano Regional de Pastoral para o biênio 2024-2025, a partir do Documento de Santarém, que foi a temática da última Assembleia de Pastoral em Agosto/2023, cujos eixos são: Encarnação na Realidade e Evangelização Libertadora.

Foram recordadas e explanadas, as linhas prioritárias de ação propostas. A saber:

-> Renovação e fortalecimento das Comunidades, com especial atenção à Ministerialidade;

-> Formação dos discípulos/as missionários/as, com destaque na Iniciação à Vida Cristã (IVC), Formação do Laicato e Formação Presbiteral;

-> Defesa da Vida, considerando os direitos dos Povos e da Natureza;

-> Cuidado com a Casa Comum, destacando o desafio dos Migrantes e da Mineração;

-> Evangelização das Juventudes, contemplando a opção preferencial pelos jovens, a formação de líderes juvenis e a atenção à participação das mulheres.

 

Foto: Presidência do Regional | Crédito: Ir Flávia Luiza, ddp

As linhas prioritárias assumidas pelo Regional foram também retomadas recentemente nas assembleias diocesanas de pastoral, e inspiraram a construção dos Planos de Ação Pastoral das dioceses para o próximo ano. No CRP, cada diocese pode socializar os seus encaminhamentos, na perspectiva da comunhão e em testemunho de sinodalidade.

Houve também o compartilhamento sobre o 5º Congresso Missionário Nacional em Manaus, ocorrido há poucos dias, onde estiveram várias pessoas representando o Regional Oeste 2, especialmente ligadas aos Conselhos Missionários (COMIRE, COMIDI, COMIPA e COMISE).

Teve lugar na Pauta do dia, o Calendário Regional de atividades para 2024, uma palavra sobre o Sínodo sobre a sinodalidade em curso, também uma explanação sobre as Campanhas da Igreja no Brasil – especialmente a da Evangelização em andamento, e também a oportunidade de comunicações e encaminhamentos das Pastorais e Organismos presentes.

Foto: Oração e bênção de envio | Crédito: Igor Kuhnem

Além dos importantes assuntos tratados, tiveram lugar momentos de oração e também de convívio, principalmente ao redor da mesa da partilha.

Foto: Conselho Regional de Pastoral | Crédito: Ir Flávia Luiza, ddp

.

.

.

Com informações: Ir Flávia Luiza, ddp | ASCOM RO2