02/05/2022 Regional Oeste 2 acolhe Dom Mário Antonio da Silva, novo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá/MT

Na manhã deste domingo, 1º de maio, tomou posse em Cuiabá-MT, o novo arcebispo, Dom Mário Antônio da Silva, também 2º presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidente da Cáritas Brasileira e membro atuante da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM- Brasil).

Fiéis da Diocese de Roraima, onde Dom Mário esteve como bispo nos últimos anos, se fizeram presentes em grande número e, com muita gratidão fizeram o ato de entrega do seu bispo ao Regional Oeste 2, enviando-o com generosidade para a Arquidiocese de Cuiabá/MT.

A sede da Igreja no Mato Grosso – CNBBO2 participou de toda a acolhida e hospedagem daqueles que vieram prestigiar e apoiar, com a presença e a oração, a nova Missão de Dom Mário.

Além dos familiares, amigos presbíteros, consagradas e fiéis leigos e leigas, os bispos do Regional Oeste 2 e mais um número significativo de bispos provenientes de várias regiões do Brasil, especialmente da região amazônica, foram acolhidos na Sede Regional (CENE-Centro Nova Evangelização).   Destacamos a presença de Dom Walmor Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a presença de Dom Joel Portella, secretário Geral da CNBB.

 

Na homilia da Celebração do início do ministério pastoral em Cuiabá, Dom Mário convidou os fiéis a se deixarem-se transfigurar pela Palavra, exortando para que, à luz dos Atos dos Apóstolos, se dê um passo a mais: “testemunhar e concretizar o projeto de salvação que Jesus iniciou e que Ele, Vivo e Ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com a sua presença e orientando-a com os seus ensinamentos”.

A proposta de Jesus não compactua com esquemas injustos e opressores

Dom Mário também enfatizou que a proposta evangélica anunciada é libertadora e não se compactua com esquemas egoístas, injustos e opressores. “É uma mensagem questionadora, mas também transformadora, que põe em causa tudo o que gera morte, injustiça e opressão. Por isso, é uma proposta rejeitada e combatida por aqueles que dominam o mundo e oprimem os fracos e os pobres. ”

“Abracemos a mística do Crucificado, Ressuscitado”

Dom Mário convidou a todos e todas a fazerem opção preferencial pela mística de Jesus e explicou: “No Evangelho vemos que Pedro foi forte, corajoso e profético ao indicar para a sociedade da época quem matou Jesus, confiante e transfigurado pela ressurreição do Senhor. Ele nos ensina a verdadeira mística do cristão, que vale para os  apóstolos e apóstolas de hoje: que não é apenas a mística da cruz, mas a mística do Crucificado. E a mística do Crucificado é a mística de quem ama e se doa até as últimas consequências. Abracemos, irmãos e irmãs a mística do Crucificado, Ressuscitado”.

Mário, tu me amas?

À luz do Evangelho proposto pela liturgia deste domingo, Dom Mário, parafraseando, enfatizou que Jesus várias vezes, como a Pedro, lhe fez este questionamento e, ao responder sim, sempre foi enviado em Missão. ‘Mário, tu me amas? Eu respondi: Sim, Senhor!’ E daí aconteceram as partidas para Manaus… para Roraima… e agora para Cuiabá.

Ainda durante a homilia, Dom Mário disse ao povo que aceitou com muita confiança em Deus, a cruz, o báculo, o cálice, a alegria, o pão partilhado, o peixe assado… “Venho com toda serenidade, para servir e servir, em vocês, o Senhor Bom Jesus. Testemunhar e servir. Me ajudem! ”.

 

Assista na íntegra a celebração

 

Com informações: Rosa M. Martins – REPAM e Pe Reinaldo Braga Júnior – Sec. Executivo CNBB Oeste 2

 

Confira algumas fotos: