09/11/2016 Pós-graduação em Catequese em Sinop discute iniciação Cristã O objetivo é proporcionar qualificação às pessoas, especialmente às envolvidas no processo da catequese

turma-de-catequese-de-sinopA Faculdade Católica de Mato Grosso – Sedac inicia, nos dias 19 e 20 de novembro, o segundo módulo da Pós-graduação em Catequese. Nesses dois dias, sábado e domingo, respectivamente, o tema da aula será Iniciação Cristã e Catequese.
A disciplina será ministrada pela professora Erenice Jesus de Souza, de São Paulo. Ela é mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e realiza pesquisas nas áreas da Sociologia da Infância, das Representações Sociais e da Criatividade. A docente, que é graduada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Catequese, leciona na rede pública de ensino estadual de São Paulo e integra o Núcleo de Catequese da Editora Paulinas.
Na editora, Erenice Jesus realiza estudos sobre a Iniciação à Vida Cristã e elabora Propostas Pedagógicas para a vivência de valores em sala de aula a partir do desenvolvimento do Projeto Educação ReConstruir. Esse plano foi lançado, em 2011, pela Paulinas.
O curso de Pós-graduação em Catequese, na modalidade, lato sensu, começou em março deste ano e será concluído em março de 2018, com carga horária de 360 horas presenciais. As aulas, durante um fim de semana a cada mês, são realizadas na Chácara Shalom, Centro de Evangelização da Diocese de Sinop.
Essa especialização, de acordo com o diretor-geral da Faculdade Católica, padre Edson Sestari, tem como objetivo proporcionar qualificação às pessoas, especialmente às envolvidas no processo da catequese, capacitando-as para que possam promover ações educativas da fé e respondam às demandas do contexto atual.
Oportunidade -Esse módulo, sobre Iniciação Cristã e Catequese, de acordo com o padre Edson, pode ser feito também por pessoas que não estão matriculadas na pós-graduação. E, para isso, basta entrar em contato com a organização do curso e fazer a inscrição. A participação no módulo, para quem não é aluno da especialização, dá direito a certificado de curso de extensão.
“Estou gostando muito, justamente porque estou aprendendo muitas coisas novas que servem para meu crescimentoespiritual, como também para poder compartilhar com os demais catequistas que, infelizmente, não podem estar participando dessa pós-graduação”, ressalta Jorge Gonçalves da Costa.
Ele é formado em Tecnologia em Agronegócio, e representa a Paróquia São Pedro Apostolo, de Sorriso (420 Km ao norte de Cuiabá). Além dele e dos colegas de Sinop, a turma é formada por profissionais de várias áreas de outros municípios que integram a Diocese de Sinop.
Contato –A Faculdade Católica oferece ainda em Sinop o curso de pós-graduação em Educação Sistêmica Fenomenológica. Esses cursos de especializações, como também os cursos de Teologia, Filosofia e Psicologia, são realizados na sede da instituição de ensino.
Mais informações e inscrição para o curso de extensão na secretaria da Faculdade Católica, rua do Seminário, 105, bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. O contato também pode ser feito pelo portal: www.sedac.edu.br; e-mail: secretaria.geral@sedac.edu.br ou pelos telefones: (65) 3685 0897 / 9 8459 2487 – com whatsapp.