11/11/2019 Pastoral Juvenil de Mato Grosso se une para discutir a realidade dos Jovens

O estado de Mato Grosso organizado como Regional Oeste 2 realizou nos dias 09 e 10 de novembro a Assembléia Regional da Pastoral Juvenil, na sede da CNBB em Cuiabá. O evento contou com a presença de diversas lideranças jovens e eclesiais de praticamente todas as dioceses que compõem o Regional.

Dom Juventino, bispo referencial da juventude do Regional Oeste 2 , destacou em sua fala de abertura que “não é possível existir uma Igreja saudável se não houver jovens que estejam comprometidos com a missão e a evangelização”, e para que isso aconteça é preciso estar atento aos anseios das mais diferentes formas de “juventudes”.

Também durante a assembleia foi discutido de forma sistemática a preocupante situação de vulnerabilidade em que os jovens (católicos e não católicos) de todas as regiões de Mato Grosso se encontram, principalmente no que diz respeito à depressão e ao crescente número de casos de suicídios.
Nesse sentido houve uma clara orientação para que as jovens lideranças se empenhem cada vez mais na acolhida e escuta, usando sempre a linguagem do amor e da paciência.

Por sua vez o Padre Ângelo César Cenerino, assessor da Pastoral Juvenil Regional, relembrou que a Igreja tem um olhar preferencial pela juventude e recordou o Papa Francisco que convocou um Sínodo para os jovens e nos presenteou com a Exortação Apostólica ‘Christus Vivit’, documento esse que “deve ser estudado e aplicado em nossa realidade”. Segundo o sacerdote a Igreja é comunhão e por isso é muito importante a realização de assembleias como essa para conhecimento das mais distintas realidades da Igreja no Brasil.

O que dizem os jovens?

Segundo Wisllan Brener, coordenador estadual do Ministério Universidades Renovadas (MUR), esses encontros servem para que se possa criar laços entre as mais diferentes expressões juvenis e conhecer de que forma cada movimento trabalha, servindo inclusive como fonte de inspiração e ideias para novos trabalhos em suas paróquias e comunidades.

Já para Viviane Nifossi, representante da comunidade Fraterna no Amor, participar dessas assembleias ajuda na organização de sua  comunidade, uma vez que segundo ela “a comunidade vive também para evangelizar a juventude e não há meio de evangelização que não passe pelo conhecimento de cada realidade e, por isso é muito importante estar interligados por um meio em que nos ajude a conhecer os jovens e suscitar novas vocações”.

Por fim o coordenador regional da Pastoral Juvenil Robson Almeida, disse que esse momento de partilha é muito importante para a caminhada da juventude porque é um momento onde se conhece os desafios e projetos dos irmãos de outras dioceses, e que possibilita entender que em todos os lugares existem dificuldades e metas a cumprir. Mas que para além das dificuldades, sempre existirá uma juventude corajosa e disposta a trabalhar e oferecer um novo tempo para quem deseja conhecer o amor de Cristo que nos une.