06/09/2022 Encontro Regional de Formação para Agentes da Pastoral da Comunicação – PASCOM

Por Cleyton Stefanello e Álvaro Fernando

Os agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) das Dioceses de Cáceres, Diamantino, Rondonópolis-Guiratinga, Primavera do Leste-Paranatinga e Juína participaram em Cuiabá, nos dias 03 e 04 de setembro, do Encontro Regional de Formação para Agentes da PASCOM promovido pelo Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Mato Grosso.

 

O evento foi assessorado pelo jornalista Ricardo Alvarenga, professor-doutor em Comunicação e membro nacional do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB. E teve como tema: “A Pastoral da Comunicação e a Comunicação das Pastorais: caminho de integração e sinodalidade”.

Ricardo tomou como base o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, documento divulgado em 2014 pela CNBB, destacando referenciais pastorais, teológicos, políticos, éticos, sociológicos e comunicacionais que podem ser utilizados pelos agentes da PASCOM nas ações práticas que compõem a realidade de cada diocese, paróquia ou comunidade.

O doutor em Comunicação apontou caminhos para que a PASCOM de cada diocese possa dar passos e desenvolver um trabalho integrado entre os diversos organismos da pastoral em âmbito paroquial, diocesano, regional e nacional. Alvarenga assinalou que a Pastoral da Comunicação só conseguirá se realizar verdadeiramente se houver articulação, produção, formação e espiritualidade.

Para atingir esses objetivos, o professor-doutor apresentou três pontos considerados centrais e singulares que podem ser utilizados para o completo exercício prático da PASCOM: 1) A identidade da Comunicação da Igreja Católica no Brasil que pouco a pouco foi se desenvolvendo, desde o lançamento, como  a Comissão Episcopal de Opinião Pública até ser modificada e atualizada como Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; 2) a  transversalidade da Pastoral da Comunicação, evidenciando qual é o papel da pastoral na contribuição de trilhar um caminho em conjunto com todas as outras pastorais, dentro de um mesmo trajeto sinodal; 3)  e, por fim, as ações e produções da Pastoral da Comunicação em rede, que reflete sobre o desafio da Igreja na utilização das mídias sociais e o impacto sobre as pessoas e suas relações, no compromisso de levar a alegria do Evangelho na divulgação das ações das paróquias, dioceses e do Regional Oeste 2.

Segundo a Irmã Flávia Luiza Gonçalves, responsável pelo Setor de Comunicação do Regional Oeste 2, a participação dos agentes da PASCOM nesta Formação Regional foi de fundamental importância, uma vez que para o Regional caminhar de forma sinodal e realizar uma “Comunicação em Rede”, precisa estar “conectado” com todas as ações realizadas pelas Dioceses e isso só é possível com a ajuda da Pastoral da Comunicação.

Ouça o Podcast sobre o evento:

 

Além da Formação técnica e ações práticas que foram seladas durante o encontro, os participantes tiveram momentos de partilhas, rodas de conversa, planejamento e momentos de espiritualidade com oração direcionada e a Santa Missa.

Confira a reportagem produzida por José Reinaldo e Raphael, agentes da PASCOM da Diocese de Diamantino durante o evento:

 

 

Créditos de Fotos: Elisângela Soares – PASCOM Diamantino/MT e Ir Flávia Luiza CNBBO2

Com informações: Setor de Comunicação Regional Oeste 2