17/02/2023 Encontro do CONSER (Conselho Episcopal Regional), dos Bispos do Regional Oeste 2

Nos dias 13 a 16 de fevereiro/2023 aconteceu, na Sede Regional da CNBB em Cuiabá-MT, o encontro do CONSER (Conselho Episcopal Regional), dos Bispos do Oeste 2.

Estiveram presentes: Dom Canísio Klaus – Bispo de Sinop e atual Presidente do CONSER; Dom Vital Chitolina – Bispo de Diamantino e atual Vice-Presidente do CONSER; Dom Derek John C. Byrne – Bispo de Primavera do Leste-Paranatinga e atual Secretário do CONSER; Dom Mário Antonio da Silva – Arcebispo de Cuiabá; Dom Protógenes José Luft – Bispo de Barra do Garças; Dom Neri José Tondello – Bispo de Juína; Dom Jacy Diniz Rocha – Bispo de São Luís de Cáceres; Dom José Vieira de Lima – Bispo Emérito de São Luís de Cáceres e Dom Maurício da Silva Jardim – Bispo de Rondonópolis-Guiratinga.

Conforme a Pauta prevista e desenvolvida, alguns assuntos foram abordados pelos Padres responsáveis pelas Instituições Regionais, que também estiveram presentes nos devidos momentos. A saber: Pe Reinaldo Braga Junior – Secretário Executivo da CNBB Regional e responsável pela Sede (CENE) e pela articulação pastoral no Oeste 2; Pe Edson Sestari – Diretor Geral da UNIFACC-MT (União das Faculdades Católicas de Mato Grosso); e Pe Evandro Stefanello – Vigário Judicial responsável pelo Tribunal Eclesiástico.

Tratou-se de um importante e expressivo momento de 4 dias, onde os Bispos puderam se encontrar, conviver, celebrar e, juntos, de forma colegiada e sinodal, tratar de muitos assuntos e fazer necessários encaminhamentos.

Foram tocados assuntos de ordem pastoral, organizacional, estrutural… como também questões e desafios atuais em vários níveis… também reflexões e decisões importantes tanto em questões internas, como na perspectiva de continuidade do caminho de uma Igreja em Saída e Sinodal, a partir da Comunhão, Participação e Missão.

Esteve também contemplado um especial momento na Faculdade Católica, com Celebração Eucarística participada por toda a comunidade acadêmica, encontro dos bispos com a Direção e também com a OSIB (Formadores dos Seminários). Além disso, uma Cerimônia Solene onde se firmou o Pacto Educativo entre SEDUC/MT e ADAC-UNIFACC/MT – que contempla a oferta de bolsas de estudos integrais nos cursos de Graduação, Educação Profissional Técnica e Pós-Graduação.

Terminando as atividades previstas, os Bispos voltam para suas Dioceses, fortalecidos pela união fraterna e seguros de que a comunhão e a colegialidade lhes dão segurança, alimenta a esperança e favorece a continuidade da Missão.

Mais algumas as fotos:

 

 

 

 

.

.

.

Com informações e fotografias: Secretariado Executivo – Regional Oeste 2