08/11/2022 Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga realiza Assembleia Diocesana de Pastoral

Com espírito de fraternidade, compromisso e alegria a Diocese de Primavera do Leste/Paranatinga realizou nos dias 05 e 06 de novembro, a sua 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral, a Assembleia do Povo de Deus. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral “São Francisco de Assis” em Primavera do Leste e teve como tema: Uma Igreja Sinodal a Serviço da Vida na Comunhão, Participação e Missão, assessorado pelo Professor e Doutor Pe. Carlos Sergio Viana-SJ.

Conduzido pelo Bispo Diocesano Dom Derek John Christopher Byrne e coordenada pelo Conselho Diocesano de Pastoral, o evento reuniu aproximadamente 140 agentes de pastorais, entre eles:  presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, vindos das 21 paróquias e de 01 área pastoral que compõem o território da Diocese.

A Assembleia Diocesana de Pastoral foi um momento eclesial de forte expressão de sinodalidade, através da comunhão e da participação. Trata-se de uma oportunidade, sempre nova, para se encontrar, partilhar, aprender, fortalecer, avaliar, projetar e celebrar, como uma Igreja viva e dinâmica que cumpre a sua Missão no mundo.

A partilha da caminhada pastoral das paróquias, das atividades das pastorais, movimentos, organismos e serviços eclesiais sobre os Pilares da Caridade e Ação Missionária enriqueceu muito a assembleia.

Durante o encontro os participantes aprofundaram no Ano Jubilar Missionário e se dedicaram ao Documento de Santarém reafirmando a importância das duas grandes diretrizes de 1972: encarnação na realidade e evangelização libertadora. Encarnação da realidade “que exige da Igreja um total entrosamento com a realidade”, enculturação e interculturalidade, que nos diz o Sínodo para a Amazônia. Evangelização libertadora, que faz com que “a Igreja esteja implicada em tudo aquilo que atinge a dignidade e a liberdade da pessoa humana e da família”.

Durante a celebração Eucarística, a Diocese realizou a abertura do 3º Ano Nacional Vocacional. E durante a oração de envio da assembleia, conduzida pela Coordenação Diocesana das CEBs, o ícone do 15º Intereclesial que está percorrendo em peregrinação as  paróquias da Diocese, foi enviado para a Paróquia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leste.

Sob a intercessão de Maria, Mãe de Jesus, Mãe dos pobres e Mãe da Igreja, e dos padroeiros São Cristóvão e São Francisco Xavier, a Coordenação Diocesana agradeceu a Deus realização da 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral, e entregou ao Senhor os trabalhos realizados durante o encontro, para que possam dar ambulantes frutos nesta Igreja Particular, tornando-a cada vez mais uma Igreja com rosto amazônico, em saída missionária, sinodal, servidora, solidária, cuidadora da vida e defensora da natureza.

Confira mais algumas fotos:

 

 

 

 

 

 

 

Com informações e fotografias: Reginaldo Souza Rosa – Secretário Diocesano de Pastoral e PASCOM Diocesana