08/05/2023 CRP – Conselho Regional de Pastoral – Maio/2023

Nos dias 06 e 07 de maio/2023, conforme Calendário de atividades regionais, aconteceu o encontro do Conselho Regional de Pastoral – CRP, na Sede da CNBB Oeste 2 em Cuiabá.

Além da nova presidência do regional, eleita para o quadriênio 2023-2027, acompanhada do padre secretário executivo, estiveram presentes os/as convocados/as: Coordenações Diocesanas de Pastoral das oito Dioceses e as Coordenações Regionais de Pastorais, Organismos, Movimentos e Serviços, além de alguns convidados/as.

O encontro aconteceu a partir de uma Pauta importante e densa, que contemplou momentos de oração, celebração, interação, troca de experiências, exposição de assuntos, socialização de atividades e encaminhamentos.

O CRP foi enriquecido pela apresentação de uma análise de conjuntura social e eclesial, bem como contou com a condução de uma motivação temática sobre Espiritualidade Ecológica.

Ponto alto foi também o repasse de alguns temas e vivências da 60ª Assembleia Geral da CNBB. A saber: Eleições; Processo Sinodal de construção das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora; Etapas já vividas e em andamento do Sínodo sobre a Sinodalidade; e a Mensagem da CNBB ao Povo Brasileiro.

Também se falou da Assembleia Regional de Pastoral em agosto próximo, compartilhando-se ideias e colhendo sugestões do Conselho para a sua preparação e realização.

Diante da proximidade do 15º Intereclesial das Cebs no Regional, houve, por parte da coordenação do processo, a explicitação do caminho percorrido, bem como a apresentação da programação que se segue ainda nas etapas de preparação e do próprio cronograma das atividades do Encontro, de 18 a 22 de julho/2023 em Rondonópolis.

Também se olhou, com importância, para o Calendário Regional de Atividades/2023, dando-se o devido destaque àquilo que envolve as Coordenações Regionais e Diocesanas.

O COMIRE (Conselho Missionário Regional), como também a UNIFACC-MT (União das Faculdades Católicas de Mato Grosso), tiveram espaço para sua fala, explicitações e comunicações.

Realmente o momento de encontro do CRP, reaviva, fortalece, favorece e visibiliza o jeito sinodal da Igreja buscar ser no Mato Grosso, apesar de desafios e resistências que também existem. O importante é que a direção e o foco são, exatamente: a comunhão, a unidade, a participação e a dinâmica missionária, sempre!

 

.

.

.

Com informações: Secretariado Executivo/Assessoria de Comunicação (ASCOM RO2)