28/02/2023 Assembleia Regional Eletiva e de Formação do SAV/Pastoral Vocacional no Oeste 2/MT

Nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, representantes do Serviço de Animação Vocacional das oito dioceses que compõem o Regional Oeste2 estiveram em terras cuiabanas.

A sede da CNBB Regional (Centro Nova Evangelização-CENE) acolheu e sediou o encontro que, por acontecer dentro do 3º Ano Vocacional do Brasil, foi revestido de importância e significado. Tratou-se de um especial momento de qualificação e animação das equipes vocacionais das dioceses,  que ajudam no  acompanhamento vocacional, principalmente das juventudes.

A Assembleia seguiu uma Pauta de atividades, composta por momentos de oração, celebração, partilha, formação e estudo, atividades em grupos, comunicações e encaminhamentos, eleição e envio.

O estudo sobre o Texto-Base do Ano Vocacional foi conduzido pelo Frei Wagner OFM – da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Cuiabá que, com competência, compartilhou muitas e boas reflexões bíblico-teológicas e pastorais acerca da dinâmica vocacional e do contexto da missão, destacando também o compromisso do/a agente que desempenha o papel de animador/a vocacional em nossas dioceses, paróquias e comunidades.

A presença do Arcebispo Dom Mário Antônio, num dado momento da Assembleia – em nome de todos os bispos do Regional -, trouxe a todos/as muita alegria e sinalizou a comunhão eclesial e o sentido de sinodalidade também no trabalho com e pelas vocações. A sua palavra foi de gratidão e de motivação aos agentes vocacionais.

Conforme Pauta estabelecida, teve lugar um momento de proposição acerca da composição da equipe regional de animação e articulação vocacional (com novos membros para fortalecimento e continuidade dos que estavam para apoio).  A partir da proposta feita pelo Secretário Executivo Regional Pe Reinaldo Braga Júnior, houve ponderações e o assentimento por alçada de mãos. Por unanimidade, ficou assim constituída a equipe: Coordenador – Pe Gilson Cristiano Tardivo; Vice-Coordenadora: Ir Márcia Edvirges Pereira dos Santos- IC; Secretárias: Ir Luceni Alves de Menezes – MBJ e Rosângela R. A. Figueiredo; Apoio: Pe Fernando Matias e Ir Izabel Partelle de Mello- IC.

Nova Coordenação regional, da esquerda p/ direita: Pe Gilson – Coordenador; Ir Márcia – Vice-coordenadora; Ir Luceni – secretária; Ir Isabel – apoio; Rosangela – secretária; Pe Fernando – apoio.

 

Convictos de que VOCAÇÃO é Graça e Missão, continuemos todos e todas com ‘corações ardentes e pés a caminho’.

.

.

.

Com informações e fotografias: ASCOM RO2