03/04/2022 Assembleia Regional da Pastoral Familiar 2022

Assembleia Regional da Pastoral Familiar 2022

Aconteceu, neste primeiro final de semana de abril/2022 (dias 2 e 3), na Sede da CNBB Oeste 2 em Cuiabá (Centro Nova Evangelização-CENE), a XXVI Assembleia Regional da Pastoral Familiar.

A Assembleia contou com a presença do Bispo referencial para a Pastoral Familiar no Regional, Dom Canísio Klaus, que proferiu a fala de abertura e refletiu sobre o Tema do evento: “A Sinodalidade na Família através da Comunhão, Participação e Missão”. A Assembleia contou também com as ilustres presenças de Dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, que discorreu sobre os temas: “A Espiritualidade na e da Família a partir da comunhão” e também “Na perspectiva da Missão, indicações práticas para a Pastoral Familiar”, e a presença também do  Padre Crispim Guimarães, assessor da referida Comissão da CNBB, que nos brindou com a reflexão “Como as Famílias e os  Ministros Ordenados podem ajudar na dimensão da Participação, dando um testemunho de sinodalidade” e também “Os desafios apresentados à vida familiar a partir da pandemia”.

Participaram do evento 55 agentes da Pastoral Familiar, sendo padres assessores da Pastoral Familiar; coordenadores diocesanos e pessoas convidadas, oriundas das 8 dioceses: Arquidiocese de Cuiabá, e das Dioceses de Barra do Garças, São Luiz de Cáceres, Diamantino, Juína, Primavera do Leste/Paranatinga, Rondonópolis/Guiratinga e Sinop.

Cada Setor de Coordenação da Pastoral Familiar: Pré Matrimônio, Casos Especiais, Núcleo de Espiritualidade, Comunicação e Serviço à Vida, apresentou de forma sucinta as atividades realizadas entre 2021 e 2022. Mesmo diante da crise pandêmica muitos trabalhos foram desenvolvidos e foi apresentado um belo painel com o registro da presença e articulação da Pastoral Familiar no Regional, bem como dos desafios e dificuldades para a implementação.

Dom Canísio, Pe. Reinaldo Braga Júnior, secretário executivo do RO2 e a Coordenação da Pastoral Familiar, ajudaram na condução da assembleia e aproveitaram para reconhecer a dedicação de todos na inserção na vida pastoral da Igreja e no cuidado das famílias.

Além dos momentos de formação e partilha, também aconteceram momentos oracionais, especialmente a Santa Missa, com a Bênção de Envio.

A todos externamos a nossa Gratidão e desejamos que retornem para as suas bases, replicando e testemunhando a riqueza vivenciada nestes dias de Assembleia, em prol da própria família e das famílias alcançadas pela Pastoral Familiar, no serviço eclesial.

Dom Ricardo; Jair e Neuliane Cestari; Pe Reinaldo

Casal Coordenador da Pastoral Familiar RO2

 

 

Fonte: Pastoral Familiar RO2