27/08/2019 32ª Assembleia Regional de Pastoral

Realizou-se, no último final de semana (dias 23 a 25 de agosto/2019), a 32ª Assembleia Regional de Pastoral, na Sede da CNBB Oeste 2 (CENE), com o tema “Igreja a serviço da Vida Plena para todos”.
Com a presença dos bispos de todas as Dioceses do Regional, bem como dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, Consagradas, Leigos e Leigas das Dioceses, Coordenadores Regionais de Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos, bem como outras pessoas convidadas, a Assembleia aconteceu num clima de comunhão, sinodalidade e compromisso com a Ação Evangelizadora voltada para o cuidado e defesa da Vida, numa Igreja em Saída e com rosto e voz amazônicos.
Os trabalhos foram conduzidos dentro do espírito da 5ª Urgência das DGAE (2015-2019), fazendo a passagem para o 3º Pilar das DGAE (2019-2023). O desafio abraçado é o alinhamento das atividades pastorais de acordo com o proposto pelo Tema, fortalecendo as Pastorais Sociais em todas as Dioceses do Regional.
Em todos os momentos, a Assembleia esteve em sintonia e com fortes proposições em relação ao Sínodo para a Amazônia e o Mês Missionário Extraordinário.
Envolveu e animou a todos, as reflexões feitas pelo Assessor, bem como as ações pastorais em curso, que foram relatadas por cada Diocese. A esperança é que a Assembleia, seguida agora do estudo das novas Diretrizes Nacionais para a Ação Evangelizadora da Igreja no próximo quadriênio, inspirem e direcionem a elaboração das Diretrizes Regionais e sua operacionalização através dos Planos Diocesanos de Pastoral.
Foi um momento eclesial de forte expressão de comunhão e unidade entre as Dioceses do Mato Grosso e uma oportunidade de encontro, partilha, formação, avaliação, projeção e celebração.