28/01/2020 XXIX Curso Anual para os Bispos, no Rio, aprofunda temas referentes à formação presbiteral

Teve início na segunda-feira, dia 27, e termina dia 31 de janeiro, o XXIX Curso Anual para os Bispos, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro (RJ) com o tema: “A dinâmica humana e espiritual da formação permanente dos presbíteros”. Nos 30 anos do curso comemora-se também o centenário de nascimento de dom Eugênio Salles, criador e incentivador da proposta.

Em artigo, publicado aqui no site da CNBB, o arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o cardeal dom Orani Tempesta informa que o objetivo do curso é oferecer uma série de palestras com oradores de renome para contribuir com a atualização dos bispos. “Neste ano queremos refletir sobre a formação inicial e ao longo do exercício do ministério dos presbíteros e sua aplicabilidade em nosso país. O curso é uma forma de reflexão e partilha entre os interessados”, disse.

Os 199 participantes, entre bispos e formadores de seminários, vão aprofundar as temáticas concentradas em dois documentos: Ratio Fundamentalis, publicada em 8 de dezembro de 2016 pela Congregação para o Clero e na Ratio Nacionalis, aprovada pela Assembleia Geral e publicada pela CNBB em 12 de outubro de 2019, como Documento nº 110.

O tema da formação dos presbíteros foi discutido na 56ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), de 11 a 20 de abril de 2018. Os debates foram norteados pelo tema “Diretrizes para a formação dos presbíteros na Igreja no Brasil”, passando a vigorar em 12 de outubro de 2019.

Confira a notícia na íntegra