19/07/2017 Subsecretários regionais da CNBB visitam à Cracolândia no RJ

Reunidos na cidade do Rio de Janeiro para a sua primeira reunião anual, os subsecretários regionais da CNBB tiveram uma agenda intensa nessa quarta-feira (19/07) com a presença de Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Na primeira atividade do dia, os subsecretários participaram de uma formação sobre a Pastoral Urbana ministrada pelo bispo auxiliar, “a cidade se revela hoje um desafio muito grande para a Igreja. É uma cidade diversificada, são cidades com grandes populações, maneiras diferentes de ver o mundo, maneiras diferentes de ver a realidade e desafiam a evangelização a ser criativa, encarnada, ou como se costuma dizer, inculturada, nessas diversas realidades. Portanto, uma evangelização plural, mas, sempre articulada e em comunhão”, disse Dom Joel.
Em seguida os subsecretários conheceram uma das realidades apresentadas na formação, uma realidade paroquial dentro de um shopping na Zona Oeste da cidade. E na parte da tarde se dirigiram para a região da “Cracolândia” situada em Manguinhos, onde se juntaram às comunidades que lá realizam o seu serviço pastoral, como a Toca de Assis, o Maranatha, o Movimento Contemplativo Irmão Carlos de Foucauld e a Congregação das Missionárias da Caridade. Deles ouviram as experiências e a forma com que é realizado o atendimento aos usuários de crack. As atividades terminaram com a celebração da santa missa.