20/11/2019 Secretário-geral da CNBB recebe comitiva da DKA Áustria para discutir projetos de cooperação

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-Geral da CNBB, dom Joel Portella Amado recebeu na tarde deste dia 20 de novembro, uma comitiva da DKA Áustria, entre eles o diretor executivo Jakob Maierhofer e o bispo militar dom Werner Freistetter. A visita buscou identificar áreas de cooperação entre a CNBB e suas pastorais sociais e a DKA Áustria.

No Brasil, segundo Jakob, a DKA tem o foco de atuação na Proteção de Crianças e Adolescentes e na mineração com o enfoque geográfico. O secretário-geral e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora, frei Olávio Dotto apresentaram as diversas iniciativas da Igreja no Brasil relacionadas ao foco de trabalho, entre elas a criação recente da Comissão Especial sobre a Mineração e a Ecologia Integral e a Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente.

Dom Joel reforçou que a Igreja no Brasil está fazendo o esforço para trabalhar a questão da proteção numa perspectiva mais ampla com a adoção do conceito de cuidado. “Estamos buscando responder à indiferença com o cuidado”. O secretário-geral da CNBB entregou ao bispo militar da Áustria um exemplar do texto-base da CF 2020 e falou sobre Santa Dulce dos Pobres como referência de cuidado com a vida e com os pobres.