13/04/2022 Secretário-Geral da CNBB agradece a generosidade dos cristãos católicos ao gesto concreto de Doação à Coleta da Solidariedade no Domingo De Ramos

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, agradeceu em vídeo a generosidade dos cristãos católicos que colaboraram com a Coleta da Solidariedade, ocorrida no último dia 10 de abril, Domingo de Ramos, nas comunidades e paróquias de todo o Brasil.

De acordo com dom Joel, as doações para a coleta da solidariedade são reflexo da fé transformada em generosidade.  “É uma experiência antiga. São 58 anos de Campanha da Fraternidade e o que hoje (domingo) foi ofertado em qualquer Igreja no Brasil vai se destinar ao fundo Nacional de Solidariedade, uma parte fica na diocese e a outra parte vem para a CNBB, afim de que acolhendo projetos que chegaram e que chegarão de diversos locais do Brasil, nós possamos redistribuir esse fruto da generosidade”, disse.

O secretário-geral explica que com os recursos deste ano, a Igreja no Brasil vai apoiar iniciativas ligadas a temática da Educação, tema da CF 2022. As doações ainda podem ser feitas por depósito bancário, o número da conta está disponível no site: campanhas.cnbb.org.br

Fundo Nacional de Solidariedade

Aprovada pelos bispos do Brasil desde 1964, a Coleta da Solidariedade é a tradução da caridade na quaresma por meio do gesto concreto de doações dos fieis na coleta do Domingo de Ramos de cada comunidade e paróquia.

Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que tem o papel de apoiar iniciativas que promovem a vida e a caridade em todo país. Do total arrecadado, 60% fica na própria diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

Conheça aqui os projetos apoiados com a sua oferta:

Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) destinou mais de dois milhões de reais para projetos sociais em 2021 – CNBB
FNS 2021: Projeto implementa “Cozinha Sertaneja” em Januária (MG) e gera renda para agricultores familiares – CNBB
FNS 2021: Projeto equipa cozinha comunitária, capacita 10 cozinheiras e distribui 500 refeições em Cametá (PA) – CNBB

Fonte: repost - cnbb.org.br