20/07/2020 Repam-Brasil participa da Assembleia Mundial pela Amazônia realizada virtualmente

De 18 a 19 de julho, aconteceu a Assembleia Mundial pela Amazônia em forma de webinars para contextualizar e discutir as campanhas que se pretende construir em conjunto. A Assembleia Mundial da Amazônia foi realizada de maneira virtual, por meio da plataforma Zoom, com painéis que duraram duas horas e meia com tradução simultânea para o espanhol, português, inglês e francês.

O encontro teve o objetivo de pensar ações contra o etnocídio, o ecocídio e o extrativismo na Amazônia que se agrava com a pandemia da Covid-19, movimentos, coletivos, redes, ativistas e organizações de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, caboclos, marrons, campesinos, artistas, religiosos, defensores da natureza, comunicadores, acadêmicos, mulheres, jovens e moradores das cidades amazônicas. Mais 300 organizações de diferentes países do mundo participaram.

Igreja aliada aos povos amazônicos

No Sínodo para a Amazônia, a Igreja Católica se comprometeu a ser aliada dos povos amazônicos, especialmente dos povos indígenas. Como resultado desta aliança, a Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM, através de seu secretário executivo, Mauricio López, fez um convite para participar da Assembleia Mundial pela Amazônia. Ele definiu a situação atual como “um momento crucial na história, estamos enfrentando uma situação sem precedentes, esta pandemia nos colocou em uma situação de vulnerabilidade que nunca havíamos experimentado antes”. O que estamos vivendo, segundo Maurício, “põe a nu e revela todas as situações de exclusão, desigualdade e injustiça que temos vivido, especialmente nos povos originários e comunidades da Amazônia”.

Para uma Igreja que é aliada dos povos amazônicos, “é impossível não levantar a voz diante desta situação, onde estes territórios contribuíram para o suposto desenvolvimento de nossas sociedades e de nossos países e vivem uma situação da magnitude que estamos vivendo agora”, insiste o secretário executivo da REPAM. De fato, como mostram os dados coletados pela própria REPAM, “estamos chegando a cerca de 600.000 pessoas.

O desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 25% entre janeiro e junho, totalizando 3.069,61 km², um recorde desde o início dos registros em 2015, segundo dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no começo de julho.s infectadas e perto de 20.000 mortos, com mais de 170 povos originários afetados por esta pandemia”, afirma Mauricio López.

Momento de somar forças

Por esta razão, Mauricio afirma que “este é um momento para somar forças, como Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM, queremos subscrever esta iniciativa, unir-nos aos irmãos e irmãs indígenas da COICA, ao Fórum Social Pan-Amazônico – FOSPA e a todos aqueles que se unem a este chamado para levantar a voz, para buscar caminhos juntos e, sobretudo, para fazer propostas para um futuro possível”.

As palavras do Secretário Executivo da REPAM são um eco do que foi afirmado pelo Papa Francisco no Sínodo para a Amazônia, onde “ele nos convidou firmemente a buscar alternativas e formas que possam libertar a Amazônia de todos os males que a afetam”.

Os sonhos do Papa Francisco

Mauricio recorda em sua mensagem os quatro sonhos contidos na exortação pós-sinodal, Querida Amazônia. Em primeiro lugar, ele fala de “um sonho social, em defesa dos direitos dos povos originários, de seus territórios, de sua identidade”. Além disso, “um sonho cultural, em profundo respeito por suas culturas, sua história, suas visões de mundo, para um intercâmbio que nos enriqueça mutuamente e que permita ao mundo ter essa diversidade, essa pluriformidade que o enriquece.

Um terceiro sonho, ao qual Mauricio Lopez se refere, é o “sonho ecológico, que é ser capaz de proteger a vida, a beleza, o mistério da Amazônia, que é a fonte da vida para o mundo”. Finalmente, ele fala de “um sonho eclesial, com uma Igreja muito mais encarnada, que pode acompanhar e viver nesta realidade, para dar novas perspectivas para o futuro junto com todos aqueles que ali vivem”.

Unir-se a Assembleia

Movida por tudo isso, a REPAM afirma que “este é um momento em que defendemos a vida, na chave da justiça, do Reino, do Evangelho para a Igreja”, convidando a todos e pedindo aos membros da REPAM que se juntem a esta Assembléia Mundial pela Amazônia.

Trata-se de “marcar, da mesma forma que esta pandemia está marcando um antes e um depois, poder marcar também, juntos e juntas, um antes e um depois na resposta para defender a vida, para defender o futuro, para acompanhar os povos e comunidades mais ameaçados neste território”, enfatiza Mauricio López. Sem dúvida, esta é uma nova oportunidade para continuar avançando na construção de um futuro melhor para a Amazônia e seus povos.