16/05/2022 Regional Oeste 2 da CNBB reúne o Conselho Regional de Pastoral – CRP

No último final de semana, dias 14 e 15 de maio/2022, reuniu-se no CENE (Sede da CNBB Oeste 2 em Cuiabá), o Conselho Regional de Pastoral, a partir dos seus membros natos. A saber: os Bispos da Presidência Regional, Secretário Executivo, Coordenadores Diocesanos de Pastoral e as Coordenações Regionais das Pastorais, Organismos, Movimentos e Serviços.

Tratou-se de um rico e fecundo momento de compartilhamentos, reflexões e encaminhamentos acerca da presença e serviço da Igreja nas oito Dioceses que fazem parte do Oeste 2.

A pauta se desenvolveu dentro das proposições do Planejamento Regional de Pastoral (triênio 2021-2023), na perspectiva da sinodalidade que se dá na comunhão, na participação e na missão.

A escuta atenta e respeitosa dos relatos e depoimentos, permitiu constatar que, não obstante aos desafios impostos pela pandemia, a Igreja no Mato Grosso se manteve viva e atuante, cumprindo a sua tarefa evangelizadora e cuidando da vida de todos e todas, especialmente dos mais vulneráveis.

Registrou-se a alegria pela presença do novo Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio da Silva que, estando neste primeiro evento com as coordenações de todo o regional após a sua Posse, foi acolhido pela Igreja Mato-Grossense e pode transmitir aos presentes a sua mensagem.

Além de ter sido um grande e esperado momento de reencontro, o CRP ajudou a reascender a Esperança e a motivar para a continuidade da caminhada em comunhão, focando na vivência da Caridade misericordiosa e sociotransformadora (2022) e já com a atenção voltada para a exigência evangélica de uma séria e comprometida Ação Missionária (2023), dando o necessário testemunho de uma Igreja em Saída.

 

Com informações, equipe Regional Oeste 2