29/03/2023 Projeto apoiado pelo FNS capacita jovens com deficiência auditiva para o uso da informática com vista a inserção no trabalho

Jovens com deficiência auditiva aprendem informática e português em projeto apoiado pelo FNS.

Realizado de 16 de agosto de 2022 a fevereiro deste ano, pelo Instituto Nossa Senhora do Brasil (Inoseb), na Asa Sul, em Brasília (DF), o projeto “Inclusão Digital para Jovens Surdos” vem se desafiando a cumprir um direito previsto no artigo 205 da Constituição Federal que reza que “a educação é um direito de todos (…) visando o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o pleno exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

De acordo com Antônia Peralta Casagrande, responsável pela entidade, as pessoas com deficiência auditiva enfrentam diariamente problemas estruturais graves que prejudicam o pleno exercício de sua cidadania.

Inclusão no mercado de trabalho

Para mudar esse quadro, o Inoseb realiza o Projeto “Inclusão Digital para Jovens Surdos” cujo objetivo é capacitar jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social, isolamento ou exclusão digital, com vistas à inserção no mundo do trabalho e tecnológico. O projeto recebeu apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) com recursos oriundos da Coleta Nacional da Solidariedade.

Assessora do departamento Social da CNBB, Aldiza Soares, participa da entrega dos certificados.

Neste sentido, durante os cinco meses da realização do projeto, o FNS apoiou a realização de um curso de informática para capacitação de jovens com deficiência auditiva.

Como conteúdos, os participantes aprenderam a interagir com as tecnologias da informática, promover o conhecimento crítico da área, reconhecer e operar as partes constituintes de um computador pessoal e gerenciar conteúdos em arquivos, pastas, discos rígidos e flexíveis.

A responsável pela entidade, afirmou também que eles aprenderam configurar as características do ambiente de trabalho e a dominar os programas do pacote office (word, excel e power point). Também foi ministrado aos jovens o curso de português para surdos com a professora Margott Latt Marinho.

Saiba como doar para a Coleta da Solidariedade, no 2 de abril

.

.

.

Com informações: cnbb.org.br