21/11/2016 Posse de Dom Antonio Emídio Vilar A cerimônia teve início com uma carreata para o Centro de Integração Comunitária

No último dia 20 de novembro, na cidade de São João da Boa Vista-SP., por volta das 10:00hs da manhã, realizou-se a solene concelebração eucarística com o rito de posse de Dom Antonio Emídio Vilar, como o quinto (5°) Bispo Diocesano de São João da Boa Vista. A cerimônia teve início com uma carreata, trazendo Dom Antonio Emídio Vilar do bispado em direção as imediações do Centro de Integração Comunitária, CIC., onde foi recebido pelas crianças da Infância Missionária.
Foi recebido festivamente pelas autoridades civis, militares, eclesiásticas e numerosos fiéis que o aplaude com carinho e alegria, vai em direção ao altar e beija a cruz em sinal de entrega a Igreja de São João da Boa Vista; em seguida benze a água e asperge os mais próximos; vai em direção ao sacrário e ajoelhando-se, reza por alguns instantes.
Após esses atos, iniciou-se a solene concelebração eucarística que contou com a presença de Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto, e Dom David Dias Pimentel Administrador Apostólico da Diocese de São João da Boa Vista, de vários bispos; dezenas de padres e religiosos e religiosas de vida consagrada, seminaristas e muitos irmãos em Cristo das Dioceses de São João da Boa Vista, São Luis de Cáceres – MT e de outras Dioceses. Após a saudação inicial Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeiro Preto, procedeu ao rito de posse e pediu ao Chanceler do Bispado Pe. Marcos Antonio Campanhari que apresentasse ao Colégio de Consultores as Letras Apostólicas e procedesse sua leitura.
Em seguida Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto, convidou Dom Antonio Emídio Vilar a ocupar a Cátedra da Sede Diocesana de São João da Boa Vista. Expressando a ministerialidade da Igreja particular de São João da Boa Vista, o Revmo. Sr. Mons. Orlando Aparecido de Souza Pannacci em nome do clero da Diocese, fez a saudação ao novo bispo.
Nos ritos finais Dom José Vieira Lima, Bispo Emérito de Cáceres, fez um agradecimento a Dom Antonio Emídio Vilar pelo seu trabalho realizado na Diocese de São Luiz de Cáceres. Também Dom David Dias Pimentel, deu suas boas vindas a Dom Antonio Emídio Vilar desejando benção abundantes no seu ministério. Em nome de nossa Diocese o Padre João Marcos Moreira, agradeceu a todos que participaram e auxiliaram, para que a Celebração Eucarística pudesse acontecer.

Dom Antonio Emidio Vilar, fez sua exortação a Diocese de São João da Boa Vista, agradecendo a todos os presentes pela linda celebração, fazendo um breve histórico de sua caminhada vocacional e ministerial. Agradecendo a todos e ao regional na pessoa de Dom Moacir Silva; agradeceu a todos os bispos presentes e a toda Diocese de São Luiz de Cáceres. Com carinho saudou sua família na pessoa de sua mãe. Depois Dom Vilar acompanhado de sua mãe ofereceram um buquê de flores ao Coração Imaculado de Maria.
A Diocese de São João, situada a Nordeste do Estado de São Paulo, faz limites com a Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) e Pouso Alegre (MG), e com as Dioceses de Guaxupé (MG), Amparo (SP) e Limeira (SP). Abrange dezoito municípios paulistas: São João da Boa Vista, Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Estiva Gerbi, Mococa, Mogi Guaçu, Itobi, Espírito Santo do Pinhal, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.