22/03/2021 Pastoral Familiar realizou Assembleia Virtual


Vivemos uma crise intensa em todos os aspectos da vida humana em função da pandemia que nos amedronta, nos assusta e nos isola, significativamente. Mas, a vida não pode parar e precisamos nos reinventar a cada dia para poder superar os desafios que são muitos. Assim como nos mais diversos segmentos da sociedade, a Igreja Católica com suas pastorais, movimentos e serviços também se reinventam para que a evangelização do povo de Deus continue e a mensagem de amor de Jesus Salvador possa também abrandar os corações dilacerados e inquietos.

Mesmo diante desta pandemia que não nos permite reunir presencialmente, o Regional Oeste 2 vem realizando suas assembleias de forma remota, conseguindo assim cumprir com seu calendário no ano de 2021. E, como estava previsto, no último dia 20/03, ocorreu de forma virtual a XXV Assembleia da Pastoral Familiar, com o tema “Família, casa da Palavra e da Comunhão”. Participaram da assembleia: bispos, secretário executivo da CNBB RO2, assessores eclesiásticos, coordenação regional e coordenadores diocesanos da Pastoral Familiar, além de movimentos e serviços voltados ao trabalho com as famílias, convidados e palestrantes.

As assembleias em nossa Igreja têm por objetivo informar, formar, avaliar e planejar a caminhada pastoral. No aspecto formativo, a live contou com nomes renomados de assessores das mais diversas regiões do Brasil, que gentilmente se prontificaram a repassar seus conhecimentos aos participantes, entre eles: Dom Canísio Klaus, que é Bispo de Sinop-MT, Presidente da CNBB do Regional Oeste 2 e Bispo Referencial da Pastoral Familiar no Regional, que deu abertura à assembleia e brilhantemente discorreu sobre o tema “Família, casa da Palavra e da Comunhão”; Dom Ricardo Hoepers, Bispo da Diocese de Rio Grande-RS e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família/CNBB, que apresentou vários documentos que norteiam o trabalho da Pastoral Familiar no Brasil; Tatiana e Ronaldo de Melo, casal Referencial Nacional do Setor Pós-Matrimônio, que nos brindou com a reflexão sobre “Projetos, perspectivas e desafios do Pós-Matrimonio”; O Assessor Nacional da Pastoral Familiar, Padre Crispim Guimarães, de Dourados-MS, que sabiamente expôs “Da preparação para a Vida Matrimonial ao cuidado com os casais recém-casados – Um grande desafio!”; Kátia e Luiz Stolf, Casal Coordenador da Pastoral Familiar Nacional, que nos falou sobre o “Ano da Família”.

Também tivemos a oportunidade de ouvir o Pe. Reinaldo Braga Júnior, Secretário Executivo CNBB/RO2, que apresentou o Planejamento Pastoral do Regional Oeste 2 para o triênio 2021-2023, em conformidade com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e as provocações do Sínodo para a Amazônia.

Outros dois importantes momentos da assembleia foram os relatos da caminhada, apresentados pelos Setores da Coordenação Regional e pela Arquidiocese e Dioceses do Regional, que mesmo diante da situação de anormalidade em que vivemos, ainda realizaram importantes ações entre os anos de 2020 e 2021.

Consideramos que a XXV Assembleia Regional da Pastoral Familiar, além de um momento ímpar e muito produtivo, indubitavelmente, foi oportunidade de uma experiência virtual exitosa, que certamente forneceu benéficos subsídios para que os agentes da Pastoral Familiar, os movimentos e serviços em prol da família continuem atuando em suas Dioceses, com vistas a “apoiar as famílias a partir da realidade em que se encontram, para que possam existir, viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações, conforme o plano de Deus”.