15/03/2017 Past. da Sobriedade realizou o primeiro encontro regional 2017 Com participação de agentes de cinco dioceses, o grupo avaliou a caminhada da pastoral

O Encontro Regional Oeste 2,  da Pastoral da Sobriedade, aconteceu nos dias 11 e 12 de março, contou com a participação de 28 agentes de cinco dioceses: Cuiabá, Rondonópolis-Guiratinga, Primavera do Leste-Paranatinga, Diamantino e Sinop.

Foi realizada uma avaliação das atividades realizadas do ano de 2016, na qual destacou os avanços e os desafios. Foi possível perceber o crescimento da pastoral da sobriedade, tais como: solidificação da pastoral com  o apoio dos padres; resgate de muitos jovens; implantação do Grupo de Auto Ajuda nas Comunidades Terapêuticas/apoio; acompanhamento das pessoas após o tratamento; interação entre as pastorais e movimentos; avanço na prevenção com o Projeto Conectados na Vida, entre outros.

Além dos avanços supracitados, foram traçadas algumas metas para 2017/2018: formações permanentes; formações para novos agentes; formações para formadores; avançar na prevenção dando continuidade aos trabalhos já desenvolvidos.

Dentre os trabalhos realizados destaca-se o laboratório de auto Conhecimento ministrado pela psicóloga, Maria Bernardete Coelho, da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, com a música “Me curar de mim” de Flaira Ferro. Nesta atividade os agentes foram convidados a fazer um olhar critico sobre si mesmo, e dar-se conta das luzes e sombras em sua dinâmica intrapsíquica.

Ficou acordado que a agente, Eliana Conceição dos Santos e Maria da Penha M. Ferreira, ambas da Arquidiocese de Cuiabá, que no decorrer de 2017 e 2018, acompanharão a coordenadora, Doroty Carnahiba, mais de perto nas atividades do regional, e ao final de 2018 assumirão a coordenação do Regional Oeste 2.

Que a luz de Cristo continue a iluminar nossas vidas e nossas famílias para que possamos dar continuidade em nossos serviços a favor da vida.

Sobriedade e Paz, só por hoje graças a Deus.

 

 

Doroty Carnahiba

Coordenadora Regional da Pastoral da Sobriedade