TEMPO COMUM Respondeu-lhes Jesus: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus". (MT 22,29)

INFORMATIVO

Cadastre e receba nosso informativo

05/02/2020 Pastoral Carcerária participa da abertura da +LIBERDADE

Um grupo de pessoas oriundas do sistema prisional realizou no dia 2 de fevereiro/2020 a assembleia de abertura da Associação +Liberdade.
O objetivo principal da Associação é promover a reintegração social e a defesa das pessoas privadas de liberdade em Mato Grosso, especialmente nas áreas de capacitação profissional, educação, saúde, assistência social e jurídica.
Na ocasião, Sandro Augusto Lohmann, idealizador do projeto, foi eleito presidente da Associação. Lohmann foi detido por 3 anos no Centro de Ressocialização de Cuiabá, onde respondeu positivamente às ações de reintegração. Já no seu primeiro dia de liberdade, em agosto de 2019, contribuiu com a organização do “Seminário Mulheres e Prisões”, promovido pela Pastoral Carcerária Regional Oeste II da CNBB, trabalhou no Conselho da Comunidade de Execução Penal e está cursando Serviço Social. “O cárcere deixa feridas não só no corpo, mas na mente. Queremos ajudar essas pessoas e suas famílias para que saiam da prisão e superem as dificuldades”, afirma o presidente.
A Pastoral Carcerária foi uma das convidadas para a assembleia de abertura e parabenizou a iniciativa: “O grande diferencial da Associação +Liberdade é o protagonismo da pessoa privada de liberdade. Muitos falam sobre o preso e pelo preso, porém a Associação é uma possibilidade das pessoas oriundas do sistema prisional e seus familiares falarem por si mesmas. É uma mudança de perspectiva capaz de alterar positivamente o cenário da reintegração social em Mato Grosso“, avalia Ana Claudia Pereira, coordenadora da Pastoral Carcerária no Regional Oeste 2.