23/02/2021 Papa nomeia Brasileiras como consultoras da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica

O papa Francisco nomeou consultoras da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, por cinco anos, a irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, atual presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a irmã Márian Ambrósio, presidente da CRB entre os anos de 2007 e 2013.

A notificação foi feita no dia 19 de janeiro de 2021 pelo cardeal Pedro Parolin, Secretário de Estado.

Irmã Márian

Irmã Márian Ambrósio cursou pedagogia em Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), no Paraná. Estudou Religião na CRB. Estudou Teologia espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana, na Itália. Foi diretora do Colégio Santa Rosa de Lima, em Lages, Santa Catarina, e do Colégio São José, em Rio Negro, no Paraná. Foi presidente da CRB, entre os anos de 2007 e 2013. Também já foi assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Irmã Maria Inês Ribeiro

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro é presidente da CRB desde 2016. Faz parte da Congregação Mensageiras do Amor Divino e tem longa história de experiência de engajamento. Além de trajetória dentro da CRB, na regional São Paulo e como gestora, foi presidente da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras de 1994 a 1997 e de 2009 a 2012.