12/07/2021 Mutirão de Comunicação conta com mais de 5 mil inscritos; Agentes da Pastoral da Comunicação são maioria

As inscrições do Mutirão de Comunicação foram encerradas “superando todas as expectativas”, conforme a comissão organizadora. São mais de 5 mil comunicadores que se inscreveram para a 12º edição do evento, que tem como tema principal “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas” e acontecerá nos dias 23 e 24 de julho.

Segundo o Marcus Tulius, membro da Comissão organizadora, mais de 50% dos participantes que se inscreveram se identificam como agentes da Pastoral da Comunicação. Seguidos também por pesquisadores, estudantes, jornalistas que trabalham nas arquidioceses e dioceses do Brasil, bem como sacerdotes, religiosos, seminaristas, e também profissionais de comunicação que atuam nos veículos de comunicação católica e católicos que trabalham em outros meios.

“Temos um perfil, um grupo bastante diversificado, mas com a predominância dos agentes de Pastoral da Comunicação que hoje são um grupo muito expressivo no panorama de comunicação. Eu atribuo também esse número à pandemia, que trouxe essa realidade da necessidade da atuação da Pascom nas paróquias e dioceses do Brasil, então temos um grupo que está sedento, buscando informação e que certamente estará participando a primeira vez desse evento”, afirma o Marcus.

A Programação

A programação terá início na sexta-feira, dia 23 de julho, às 16h45, com previsão de encerramento às 21h. Logo às 18h haverá a palestra magna “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”, com a participação de Massimo di Felice. Já às 19h15 haverá a conferência “Comunicação para a paz em tempos de fake news e ultraconservadorismo”, com Magali Cunha. Às 20h, haverá um momento de interação com reflexões e diálogos com os participantes.

No sábado, dia 24, o Mutirão se estende de 8h30 às 18h. Às 9h haverá a conferência “Era do onlife: real e virtual se (com)fundem. Também na Igreja?”, com os palestrantes Paolo Benanti. Na sequência, às 10h, a conferência “Retomar as rédeas do mundo: o humano-cristão nos novos ecossistemas à luz da Fratelli Tutti”, com o Norval Baitelo Jr.

Às 11h15 é a vez de uma mesa redonda sobre “ecologia das mídias e nas mídias católicas”, com a participação da Adriana Braga e do André Trigueiro. Às 13h30 haverá a conferência “Comunicação para o bem viver em tempo de máxima desigualdade”, com a Viviane Mosé.

Às 14h30 é a hora da conferência “Utopias do mundo integral”, com o Carlos Ferraro; já às 16h10 haverá a conferência “Comunicação integral: influenciadores ou influenciados?”, com a participação de Elizabeth Saad.

Além das palestras, estão previstos momentos de espiritualidade, lançamentos de livros, tecnologias de comunicação e apresentações culturais. Durante todo o evento haverá interação com os participantes.

Conheça aqui algumas das conferencistas.

Saiba mais em: https://muticom.com.br/