22/07/2020 Igreja no Brasil se reinventa para dinamizar a vida pastoral no contexto da pandemia

A observação às orientações de autoridades políticas e médico-sanitárias que exigem o distanciamento social como método para evitar a propagação do novo Coronavírus não impediu que a Igreja no Brasil deixasse de realizar ações para dinamizar a vida pastoral de suas comunidades, paróquias, dioceses e regionais. Eventos antes realizados presencialmente agora estão sendo organizados em formato remoto e à distância com a utilização das plataformas digitais.

Frei César Cardoso de Resende prega retiro online. Foto: Comunicação da diocese de São João del-Rei.

Um exemplo foi a realização do Retiro Espiritual do Clero da diocese de São João del-Rei (MG) de forma remota na manhã do dia 21 de julho. O evento online contou com momentos de oração e reflexão, com a participação de frei César Cardoso de Resende. Segundo o bispo diocesano, dom José Eudes Campos do Nascimento, o Retiro Espiritual sempre é um convite a voltar ao primeiro amor.

“Ajuda cada padre a assumir sua vida com alegria, generosidade e fidelidade para que prossiga com o seu ministério e com fidelidade a Deus e ao povo. Considerando que não tivemos nosso Retiro Espiritual, vamos realizar três dias de espiritualidade através de videoconferência”. Assim como a experiência da diocese de São Jão del-Rei, outras experiências estão sendo realizadas na Igreja no Brasil.

1ª Escola Catequética de Multiplicadores da arquidiocese de Florianópolis

A formação, que acontecia sempre no segundo semestre do ano para formar os catequistas, agora está sendo online. A iniciativa começou no início de julho com formações em vídeos e amanhã, 23 de julho, será realizado o 1º encontro online promovido pela Coordenação Arquidiocesana de Catequese na plataforma Google Meet, a partir das 20h. Segundo a Fabíola Goulart, da Assessoria de Comunicação, a arquidiocese elaborou um método próprio de Iniciação à Vida Cristã. A Irmã Marlene Bertoldi, Coordenadora Arquidiocesana de Catequese, já tem idade avançada mas está se adaptando bem às novas tecnologias e serve como exemplo para que nenhuma catequista fique para trás. Amanhã, dia 23 de julho, será realizado o 1º Encontro Online promovido pela Coordenação Arquidiocesana de Catequese. O encontro vai acontecer na plataforma Google Meet, a partir das 20h. A iniciativa faz parte da Escola Catequética de Multiplicadores (ECAM), que desde o início do mês tem atuado de forma online por causa das restrições no combate ao novo coronavírus.

Curso de Formação para Lideranças em Doutrina Social da Igreja e Pastoral Social no Regional Sul 4 da CNBB

No Regional Sul 4 está sendo realizado o Curso de Formação para lideranças em Doutrina Social da Igreja e Pastoral Social. São mais de 2 mil inscritos de todo o Brasil. Segundo o Franklin Machado, da assessoria de comunicação do Regional Sul 4, foi uma forma de dinamizar os inscritos para a Escola Regional de Fé e Cidadania, que tinha 100 inscritos mas que não foi realizada por causa da pandemia. Com tradução em livras, o curso tem nove módulos e hoje, 22 de julho, será o sétimo com o tema “Mutirão pela vida: por teto, terra e trabalho”. A formação acontece ao vivo pelo youtube do regional. O arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Steiner, assessorou o 6º módulo.

Semana da Liturgia na diocese de Santo André (SP)

Com média diária de mais de 500 pessoas simultaneamente e palestras com conteúdo de qualidade norteadas pelos ritos das celebrações, a Semana Diocesana de Liturgia 2020 aconteceu entre os dias 13 e 17 de julho, alcançando grande êxito, ao ser transmitida pela primeira vez nas mídias sociais da diocese de Santo André. Os cinco dias de formação mobilizaram coordenadores e integrantes de equipes de liturgia, agentes de pastoral e membros de movimentos, bem como leigos das 106 paróquias de todas as regiões pastorais.

O evento realizado no modelo virtual fez com que pessoas de outras cidades, dioceses e arquidioceses de outros estados tivessem acesso e participassem da iniciativa. “Foi diferente. Estávamos acostumados com os encontros presenciais, com a convivência, com o café solidário, com as perguntas ao final da palestra. Creio que para os palestrantes também foi algo novo, porque estavam falando para muitas pessoas, mas não as viam na transmissão”, avalia a coordenadora da Comissão Diocesana de Liturgia, Risocleide Matos.