19/03/2021 Igreja no Brasil celebra o Dia de São José e abre o Ano da Família Amoris Laetitia

A Igreja celebra, hoje, 19 de março, a Solenidade de São José, Esposo de Maria. E uma programação especial foi preparada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi preparada para honrar o Padroeiro Universal da Igreja neste ano a ele dedicado. Também hoje será aberto o Ano Família Amoris Laettia, convocado pelo Papa Francisco, por ocasião dos cinco anos do documento que é fruto dos Sínodos sobre a Família, em 2014 e 2015.

Missa

A programação especial preparada pela CNBB tem início logo mais com a Missa da Solenidade de São José presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Santuário Arquidiocesano de São José, na capital mineira.

Momento de Oração

Na parte da tarde, às 15h, ocorrerá um momento de oração pelo Brasil por intercessão de São José. O momento terá a participação de bispos, assessores e colaboradores da CNBB.

Acompanhe
Facebook e Youtube CNBB Nacional
Facebook e Youtube Pastoral Familiar CNBB
TV HORIZONTE
REDE SÉCULO 21
TV PAI ETERNO
TV APARECIDA
TV IMACULADA
TV EVANGELIZAR

Lançamento de livro

Às 18h, a Edições CNBB e a Editora Canção Nova lançam o José (Yosef) — Artesão de humanidade – Homem justo, esposo e pai, durante live transmitida pelas redes sociais. O subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, conversará com um dos autores da obra, o frei Bruno Varriano, sacerdote Franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM) e, atualmente, guardião e Reitor da Basílica da Anunciação, em Nazaré.

A transmissão ao vivo acontecerá sexta-feira, dia 19 de março, às 18h, horário de Brasília, pelos canais da CNBB, da Edições CNBB e da Pastoral Familiar no Youtube, além das páginas da CNBB, da Edições CNBB e da Editora Canção Nova, no Facebook. Haverá sorteio de exemplares da obra e de uma imagem de São José.

Ano Família Amoris Laetitia
À noite, a abertura oficial do Ano Família Amoris Laetitia promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB. Participam o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers; os outros dois membros da Comissão: dom Armando Gutierrez, de Bacabal (MA), e dom Bruno Versari, de Campo Mourão (PR); o assessor, padre Crispim Guimarães; o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf; além do arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.

Acompanhe
Facebook e Youtube CNBB Nacional
Facebook e Youtube Pastoral Familiar CNBB

Compartilha a programação:

Saiba Mais

O ano Família Amoris Laetitia foi anunciado pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família (27 de dezembro de 2020) e será realizado de 19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022, quando ocorre o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre.

A exortação apostólica Amoris Laetitia, lançada em 2016, é fruto de dois sínodos sobre a família realizados nos anos de 2014 e de 2015. O documento possui nove capítulos que abordam questões sobre a palavra, a realidade, os desafios e a vocação das famílias, o amor no matrimônio, a fecundidade, a educação dos filhos, a espiritualidade, entre outros temas.

Os objetivos do Ano Família Amoris Laetitia anunciado pelo Papa são: difundir o conteúdo da exortação apostólica; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família protagonista da pastoral familiar; sensibilizar os jovens; e, ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.

Durante o Ano Família Amoris Laetitia serão aprofundadas discussões sobre a exortação apostólica e como colocá-las em prática nas paróquias e dioceses, além de interagir com as comissões de Educação, Catequese, Juventude, Laicato e Missionária da CNBB, e as pastorais da Pessoa Idosa e da Criança em vista de um trabalho sinodal. Para maio, está prevista a realização de um seminário sobre os 40 anos da exortação apostólica Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia – questões pastorais, eclesiológicas e morais.

Acesse o hotsite preparado pela Comissão Vida e Família da CNBB