11/02/2021 Grupo de Assessores da CNBB se reúne para momento de espiritualidade e planejamento de atividades

O grupo de assessores da CNBB, o GA, realizou o primeiro encontro virtual de 2021 nos dias 10 e 11 de fevereiro. A reunião contou também com a presença do secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado. Na pauta estiveram assuntos ligados ao planejamento anual e a avaliação de atividades dos setores e comissões da Conferência.

Espiritualidade
O primeiro dia do encontro, 10, foi marcado por um momento de meditação, oração e espiritualidade orientado pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça, arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana.

Padre Marcus Barbosa, secretário adjunto de Pastoral da CNBB e coordenador da reunião, afirmou que o cardeal Tolentino, na manhã de espiritualidade, recordou Manoel de Barros: “A maior riqueza do homem é a sua incompletude”. Para o padre, a lição que ficou foi a de que era preciso “abrir a vida ao impacto das surpresas de Deus!”.

Para a irmã Sandra Regina Amado, assessora da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, o momento foi de grande valia, principalmente no que tange à crise interna e externa, assuntos tocados na manhã de espiritualidade. “Que façamos dessa crise um crescimento, para a gente e para a Igreja”, pontuou.

Dom Joel, por sua vez, afirmou que o cardeal Tolentino tem uma teologia muito bonita e existencial por sua formação. “Ele foi nos convidando, nos cativando”, disse o secretário-geral da CNBB.

 

Realidade da Pandemia
No segundo dia da reunião, 11, marcado por assuntos pontuais, os assessores tiveram a oportunidade de conversar sobre a realidade da pandemia e seus impactos. Na ocasião, dom Joel reforçou aos assessores o engajamento do Gabinete de Crise da CNBB, criado desde o início da pandemia, para tomar medidas necessárias de promoção e preservação da vida e da saúde dos colaboradores e da instituição.

Conforme dom Joel, o Gabinete analisando a pandemia no mundo e no Brasil avaliou que a situação não diminuiu mas se complicou, levando em consideração as novas variáveis do vírus e a situação sanitária pela qual passa o país. Com isso, segundo dom Joel, o Comitê de Crise decidiu manter a CNBB nos mesmos moldes de 2020: sem atividades presenciais enquanto não houver garantia.

58º AGCNBB
O maior encontro anual do episcopado brasileiro será realizado de forma virtual, informou dom Joel na reunião. A 58ª Assembleia Geral da CNBB, por decisão unânime do Conselho Permanente, acontecerá nos dias 12 a 16 de abril, das 8 às 17h. “Precisamos dar o testemunho de responsabilidade quanto à não aglomeração”, enfatizou o secretário-geral aos assessores.

O tema central da 58ª AGCNBB, aprovado pelo Conselho Permanente da entidade, estará relacionado ao primeiro pilar proposto nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), Documento 109 da CNBB: a Palavra de Deus.

CFE 2021
Com relação à Campanha da Fraternina Ecumênica 2021 (CFE) cujo tema é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade” foi consenso entre os presentes na reunião que a iniciativa promove a unidade da Igreja e deve ser preservada, por seu histórico e sua causa de solidariedade com os mais pobres. “A causa ecumênica é parte integrante da identidade cristã”, afirmou dom Joel.

Padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB, falou sobre as recentes polêmicas envolvendo a Campanha e salientou a nota de esclarecimento da CNBB sobre o tema. “Temos que aprender a ter o diálogo como um estilo de vida”, disse. Confira a nota na íntegra (aqui).

Na ocasião, o padre aproveitou a oportunidade para anunciar que a Campanha da Fraternidade do próximo ano já está em andamento. Será sobre fraternidade e educação. De acordo com ele, na próxima reunião do Consep já será apresentada uma proposta de lema, objetivo geral, específicos e o roteiro do texto-base.

Tags: